Internos das unidades prisionais do Ceará realizam provas do Enem

Internos das unidades prisionais do Ceará realizam provas do Enem No dia 4 de dezembro, foi concluída a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos estabelecimentos penais do Estado do Ceará. A ação, fruto de parceria entre as Secretarias da Educação (Seduc) e da Justiça (Sejus), ocorreu em clima de organização e tranquilidade. Houve, também, a participação ativa da equipe da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, além dos gestores e agentes das unidades prisionais, técnicos da Seduc e da Sejus.

Inscreveram-se no Exame, em todo o Estado, 585 apenados, representando crescimento de 76,2% em relação ao ano de 2012. Computando os dados deste ano, apenas na Região Metropolitana de Fortaleza, dos 295 inscritos no Enem, realizaram o exame no primeiro dia 195 apenados, e no segundo dia, 184, evidenciando a frequência de 66,1%.

Os educandos foram preparados para a participação na prova, sendo contemplados com diferentes ações pedagógicas, entre as quais: aulas de todas as áreas do conhecimento, com a colaboração dos professores da EEFM Aloísio Lorscheider, que se revezaram nas unidades para atender aos inscritos; material didático específico cedido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (projeto Academia Enem) em articulação com a Seduc, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem/Diversidade e Inclusão Educacional; aplicação de exame simulado proposto pela Seduc aos demais alunos da rede; atividades e dicas elaboradas pelos professores da Escola e veiculadas pela Rádio Livre da Sejus.

Espera-se que o esforço, expresso numa participação significativa e crescente a cada ano dos educandos em privação de liberdade, resulte em bom êxito nas provas e benefícios efetivos na vida dessas pessoas.

05.12.2013

Julho 2014