20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Cid Gomes inaugura 95ª Escola Estadual de Educação Profissional, em Fortaleza CE

Cid Gomes inaugura 95ª Escola Estadual de Educação Profissional, em Fortaleza 95ª Escola Estadual de Educação Profissional das 140 unidades que serão entregues pelo Governo do Estado foi inaugurada nesta segunda-feira (09), no Conjunto Esperança, em Fortaleza. Com o novo equipamento já são mais mais de 35 mil jovens tendo a oportunidade de cursar o ensino médio ao mesmo tempo que realizam um curso técnico. “A meta do Estado é universalizar o ensino profissionalizante no Ceará, é que os jovens de todos os 184 municípios cearenses tenham acesso ao ensino profissionalizante. E até o final de 2014 devemos atingir essa meta entregando 140 escolas, já que o Governo vem estimulando os municípios de menor porte a se organizarem em consórcios e assim uma escola atender, onde eles serão responsáveis pelo transporte dos alunos e o Governo pela implantação e custeio da Escola, e assim a unidade possa atender aos jovens de dois ou três municípios”, explicou Cid Gomes.


Na EEEP Darcy Ribeiro foram investidos recursos do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) e do Governo do Estado, por meio do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 9 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. O equipamento, com 5,5 mil metros quadrados, têm capacidade para atender 540 alunos, e abriga 12 salas de aula, Auditório, Biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências e Matemática e laboratórios especiais. A Escola conta também com Quadra Poliesportiva e Teatro de Arena.


A Escola Estadual de Educação Profissional Darcy Ribeiro atenderá os jovens do bairro Conjunto Esperança com a oferta dos cursos técnicos em Agroindústria, Agrimensura, Nutrição e Dietética; além das aulas de formação para a conclusão do ensino médio. “Os jovens chegam aqui e podem ter uma formação que lhes dá a oportunidade tanto para entrar no mercado de trabalho como para seguir seus estudos a partir do momento que passa a cursar uma faculdade. Os professores dessas unidades são orientados a trabalhar diariamente nesse sentindo”, destacou a secretária estadual da educação, Izolda Cela.


Cid Gomes inaugura 95ª Escola Estadual de Educação Profissional, em Fortaleza Um exemplo do que foi citado pela secretária é a jovem Rayane Marques, ex-aluna da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Moreira de Sousa, localizada no bairro Parangaba, em Fortaleza. A jovem conclui na unidade estadual o curso técnico de administração e atualmente cursa a faculdade de Administração de Empresas, na Faculdade CDL, após ter sido classificada com uma das melhores nota no vestibular promovido pela instituição. “Toda a Escola Profissional é diferenciada, todos os projetos são pensados para nós, alunos, e em como nos tornar melhores profissionais e melhores cidadãos. Passar três anos na escola profissional foi uma das maiores conquistas que tive e levo até hoje o sentimento de orgulho e realização pessoal”, destacou a universitária.


Segundo a Secretaria da Educação (Seduc) dará início às atividades escolares em fevereiro de 2014. As aulas acontecerão em tempo integral, das 07 horas às 17 horas. Nessa modalidade de ensino, o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pela gestão estadual, no último ano do curso. O início das matrículas acontecem no dia 15 de janeiro de 2014 e seleção se dará por meio da apresentação do boletim do 9 ano Ensino Fundamental.


Presente na solenidade, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou em nome da população e reforçou a parceria na educação com o Governo do Estado afim de garantir que Fortaleza supera ainda mais os índices na área. “Quando o Governador assumiu o Ceará tinha a 7ª pior educação do país e hoje é primeiro lugar entre todos os Estados do Norte e Nordeste. Isso se deve ao trabalho do Cid Gomes e de toda sua equipe”, destacou. Na ocasião o Governador anunciou a reforma e melhoria de três escolas naquela Região de Fortaleza.


Prestigiaram também a solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque; o líder do Governo na Assembleia, deputado José Sarto, os deputados Tim Gomes, Rachel Marques, Ilário Marques; e autoridades de Fortaleza.

 




10.12.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / 85 3466.4898)

Calendário

Abril 2014
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados