20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Estudantes da Escola Profissional de Bela Cruz ganham prêmio nos EUA

Estudantes da Escola Profissional de Bela Cruz ganham prêmio nos EUAAs alunas Maria Vanessa Oliveira Teodósio e Fátima Natanna de Miranda, da Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França, do município de Bela Cruz, localizado a 245 quilômetros da Capital, ganharam dois dos oito prêmios conquistados pelo Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF). Esse ano, a iniciativa foi realizada em Pittsburg, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, de 10 a 15 de maio passado. A EEEP Júlio França integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3.

As representantes da rede estadual apresentaram o projeto SOS SECA: Semeando Vida no Semiárido Cearense Através de Sistemas de Captação e Dessalinização de Água de Baixo Custo. A pesquisa foi orientada pelo professor Fernando Nunes Vasconcelos, coordenador pedagógico da EEEP, que acompanhou a dupla durante a Feira. O trabalho recebeu prêmios da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, no valor de 10 mil dólares, e pelo 4º lugar na categoria Ciência da Terra e Meio Ambiente, de 500 dólares, o que equivale a mais de 33 mil reais.

Fernado Nunes explica que o projeto propõe políticas de manejo e controle do problema da seca com o objetivo de mitigar seus efeitos. "Para isso, construímos de forma cooperativa sistemas de captação e dessalinização de água de baixo custo com foco em aspectos ambientais, sociais e econômicos. Foram desenvolvidas cisternas 65% mais econômicas e dessalinizadores eficazes na redução do teor de sal da água salobra" - ressalta.

A competição é baseada na qualidade de projetos e pesquisas desenvolvidos por estudantes de todo o mundo que ainda não chegaram ao ensino superior. Os jovens competiram e foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos. As alunas e o professor fizeram as exposições e defenderam o trabalho na língua inglesa. "Participar da Isef foi uma experiência inspiradora que fortalece o trabalho de excelência em iniciação científica júnior desenvolvido em âmbito escolar - destaca Fernando Nunes.

Vanessa Oliveira considera que a experiência é resultado de muito empenho e superação de dificuldades. "O trabalho com pesquisa é uma grande oportunidade de exercício de nosso protagonismo e, portanto, deve ser apoiado e defendido".

Natanna de Miranda também comemora a participação da Escola no projeto. "É o reconhecimento de uma pesquisa que obedeceu padrões de cientificidade e foi apoiada integralmente pela escola" - frisa.

 

Neste ano, a Intel ISEF alcançou sua 66ª edição e reuniu 1.700 estudantes de mais de 70 países. A delegação cearense contou ainda com alunos do instituto Federal que recebeu uma premiação no valor de mil dólares.

 

 

 

26.05.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Agosto 2017
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados