Hoje é o Dia Nacional do Censo Escolar

Hoje é o Dia Nacional do Censo EscolarHoje é o Dia Nacional do Censo Escolar. A data é celebrada na última quarta-feira de maio, conforme portaria ministerial, por tratar-se da data base para informações coletadas através do Educacenso.

A ferramenta utiliza a internet para colher os dados através do endereço eletrônico: http://educacenso.inep.gov.br. Em breve, haverá a divulgação da data de abertura do Sistema.

Conforme Marta Rolim, orientadora da Célula de Articulação do Censo Escolar da Secretaria da Educação (Seduc),  está programada uma capacitação com os coordenadores regionais das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e escolas privadas de Fortaleza. "O local e a data da referida capacitação serão divulgados oportunamente" - explica a gestora.

O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar da Educação Básica é o principal e mais completo levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, realizado anualmente e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, em regime de parceria com Secretarias estaduais e municipais de Educação, e com a colaboração das escolas públicas e privadas. É um instrumento que viabiliza informações para a execução das Políticas Públicas Federal, Estadual e Municipal, em que recolherá  dados detalhados sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica.

27.05.2015

Março 2017