20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Prorrogado até 28 de setembro prazo de inscrição da Iniciativa Educadores do Brasil

Vídeo: Iniciativa Educadores do BrasilO prazo para inscrições da Iniciativa Educadores do Brasil, que terminaria nesta segunda-feira, 14, foi prorrogado até o dia 28 de setembro para todas as categorias. A decisão visa ampliar a oportunidade de inclusão de professores e diretores, que por inúmeras circunstâncias regionais como por exemplo greves de algumas redes estaduais e municipais, não conseguiram se inscrever e/ou completar os formulários de participação até a data inicialmente estabelecida.

Professores de escolas públicas ainda podem fazer a inscrição para o prêmio Professores do Brasil nas categorias creche; pré-escola; alfabetização; ensino fundamental - anos iniciais; ensino fundamental - anos finais e ensino médio.

Para o Prêmio Gestão Escolar - PGE, as inscrições também estão abertas para instituições do ensino regular de educação básica das redes públicas estaduais e municipais, representadas por diretores, que realizem o processo de autoavaliação.

A iniciativa Educadores do Brasil, que integra e divulga os prêmios, está voltada para a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), de valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, firmada pelo MEC, pelo Consed e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As inscrições para os prêmios devem ser feitas na página da Iniciativa Educadores do Brasil na internet.www.educadoresdobrasil.org.br


14.09.2015
Assessoria de Comunicação do Consed

 

 

 

 

 

 

II Encontro formativo da Iniciativa Educadores do Brasil capacita para a etapa de avaliação

Técnicos das 27 secretarias Estaduais de Educação, assessores de comunicação e representantes da Undime nos estados participam entre os 1º e 4 de setembro, em Pirenópolis-GO, do II Encontro formativo da Iniciativa Educadores do Brasil – Prêmio Professores do Brasil (PPB) e Prêmio Gestão Escolar (PGE). 

A abertura aconteceu na tarde do dia 1º, com a presença da professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia e uma das coordenadoras do Eixo Gestão Escolar do Consed. Ela falou sobre a mobilização que a secretaria de estado de Rondônia tem feito com Iniciativa Educadores do Brasil.

A professora destacou que a educação brasileira precisa ser transformada respeitando a complexidade educacional.  “Temos que buscar 'um querer fazer’,  pois é necessário um engajamento da sociedade. É preciso elevar este sentimento de mobilização pela melhoria da educação pública brasileira”.

Para a secretária Fátima Gavioli é fundamental “transformar nossas escolas, pois só assim faremos uma mudança real da educação pública”.

A mesa de abertura também contou com a participação da secretária municipal de educação de Pirenópolis e vice-presidente da Undime Goiás, Márcia Áurea Oliveira; Beatriz Cortese, do Cenpec; Flávia Silva, da SEB/MEC; e da secretária executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Nilce Rosa da Costa.

Capacitação para avaliação

A programação do evento contou com a apresentação da plataforma de seleção e orientações sobre a coordenação das duas primeiras etapas de avaliação. Os coordenadores dos prêmios nos estados participaram de oficinas de simulação dos Comitês de Avaliação com objetivo de ajustar os olhares sobre os critérios de avaliação.

Na avaliação de Beatriz Cortese, coordenadora de projetos do Cenpec e responsável técnica da Iniciativa, a realização das oficinas tem grande importância para o sucesso do PGE e do PPB, por ser um processo formativo que envolve os coordenadores estaduais, grandes multiplicadores dos Prêmios. É uma possibilidade de antecipar eventuais dúvidas, dificuldades e questionamentos dos avaliadores na realização dos comitês.

Avaliação dos Prêmios

Para a coordenadora de projetos do Cenpec a avaliação é um processo formativo em duas instâncias: "por um lado, os inscritos recebem uma devolutiva sobre sua ficha de inscrição ou relato de prática; por outro lado, os técnicos das secretarias municipais e estaduais – envolvidos no processo de avaliação – têm a chance de conhecer as práticas desenvolvidas nas escolas, levantando subsídios para suas ações na rede".

Vídeo: Iniciativa Educadores do Brasil


Período de Inscrições

As inscrições deste ano vão até 14 de setembro. Mais informações no site www.educadoresdobrasil.org.br.

Histórico dos Prêmios

Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Prêmio Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.



04.09.2015
Assessoria de Comunicação do Consed

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ceará inscreve mais de 200 escolas no Prêmio Gestão Escolar e 166 no Professores do Brasil

Nesta quarta-feira, dia 26, no Ceará, acontece o Dia D de mobilização para participação das escolas nos Prêmios Gestão Escolar (PGE) e Professores do Brasil (PPB) que passaram a formar a Iniciativa Educadores do Brasil. A ação é destinada a diretores e professores das escolas públicas do país. Até agora, 221 escolas cearenses iniciaram suas inscrições no PGE, enquanto 166 foram registradas no PPB. 14 de setembro próximo é data final para mais escolas podem efetivar suas participações.

Educadores do Brasil

O Educadores do Brasil unificou duas iniciativas já existentes. O Professores do Brasil foi instituído em 2005 e premia o professor que se destaca com mérito na melhoria da qualidade do ensino. O segundo, estimula e reconhece, desde 1999, boas práticas de gestão nas escolas públicas de educação básica.

Diretores - Prêmio Gestão Escolar

Ao fazer a inscrição on-line, o DIRETOR tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar. É realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com instituições privadas e do terceiro setor.

Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizem o processo de autoavaliação.

Professores - Prêmio Professores do Brasil

Ao fazer a inscrição on-line, o PROFESSOR produzirá um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Ao escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula o participante desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Podem participar, enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, professores de escolas públicas da educação básica. O prêmio é promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Mais informações sobre o regulamento e as premiações podem ser obtidas no site www.educadoresdobrasil.org.br.

De acordo com informações da Coordenação da Iniciativa, dois dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil serão convidados a participar do Revezamento da Tocha Olímpica em 2016.

Saiba mais:

A Tocha Olímpica Rio 2016

O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016, que acontece ano que vem, percorrerá todas as capitais de estado do país, além do Distrito Federal.

A Tocha será carregada por pelo menos 10.000 condutores ao longo de cerca de 20.000km, passará por cerca de 250 cidades, antes de acender a pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã.

Como participar?

Para começar, é preciso enviar o relato de prática para o Prêmio Professores do Brasil. Os professores selecionados para participar do revezamento deverão demonstrar, por seus relatos, que desenvolveram ações relacionadas aos “valores olímpicos”. Seguem alguns exemplos:

Excelência : “Dar o seu melhor”, no jogo ou na vida. A ideia não é se comparar com os outros, mas ter como objetivo alcançar metas pessoais com determinação e esforço. Não se trata apenas de vencer, mas de participar, de progredir na direção de objetivos pessoais; de lutar para ser e fazer o melhor no dia a dia e beneficiar-se da combinação saudável de corpo, mente e vontade .

Amizade : Este valor se refere à construção de um mundo melhor e mais pacífico por meio da solidariedade, do espírito de equipe, da alegria e do otimismo. Os atletas expressam este valor ao formarem elos fortes com seus companheiros de equipe e até com seus oponentes.

Respeito : Princípio ético que deve inspirar todos aqueles que participam dos Jogos Olímpicos. Isso inclui respeito por si mesmo e por seu corpo, respeito ao outro, às regras e ao meio ambiente. É um valor essencial para aplicar não só aos jogos, mas no dia a dia.

Coragem : de alcançar o inesperado, de se superar.


Como será a seleção? Dentre os trinta (30) vencedores, dois (2) professores serão selecionados para carregar a Tocha Olímpica Rio 2016. E então, gostaram da novidade? Vamos espalhar essa notícia para que muitos professores comecem já a se preparar para mais esse desafio!



25.08.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Educadores do Brasil: Comitê discute estratégias para incentivar participação

 

As inscrições para a Iniciativa Educadores do Brasil, formada pelos Prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil, ambos de 2015, começaram no último dia 18 de junho, e na Secretaria da Educação (Seduc), gestores e técnicos têm mantido uma agenda de ações destinadas à incentivar a participação das escolas nas duas premiações. Nesta sexta-feira, dia 3, aconteceu a segunda reunião do Comitê de mobilização com o objetivo de discutir estratégias de mobilização das escolas para participarem das premiações e realizarem suas inscrições.

O Comitê é composto por representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea), por meio das áreas de Gestão Escolar, Diversidade e Inclusão Educacional / Aperfeiçoamento Pedagógico/ Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave), Coordenadoria de Educação Profissional (Coedp) e Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (Copem). Como parte da agenda, os participantes também se encontram para conhecimento do sistema e dos documentos orientadores.

Sobre as premiações:

Professores - Prêmio Professores do Brasil

Ao fazer a inscrição on-line, o PROFESSOR produzirá um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos. Ao escrever sobre uma experiência vivida na sala de aula o participante desenvolve um exercício de reflexão sobre a própria prática, promovendo o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Podem participar, enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos, professores de escolas públicas da educação básica.

 
Diretores - Prêmio Gestão Escolar

Ao fazer a inscrição on-line, o DIRETOR tem acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar. Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor, que realizem o processo de autoavaliação.


Veja o Regulamento e realize a sua inscrição:

- Iniciativa Educadores do Brasil: http://educadoresdobrasil.org.br/

- Prêmio Gestão Escolar: http://inscricao.premiogestaoescolar.org.br/

- Prêmio Professores do Brasil: http://inscricao.premioprofessoresdobrasil.org.br/

 

 

 

03.07.2015

Assessoria de Comnucação da Seduc

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Dezembro 2017
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados