20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Entra em vigor nova Lei do Piso dos Professores sancionada pelo governador Camilo Santana

Entra em vigor nova Lei do Piso dos Professores sancionada pelo governador Camilo Santana"Não há uma área mais essencial para o futuro, para as oportunidades, para mudarmos a vida do cearense, do que a educação. Nós sabemos que ainda temos muito a avançar, ainda temos um longo caminho para garantir a melhor educação que o nosso povo trabalhador merece. Mas a nova Lei do Piso dos Professores é um ótimo começo!", celebrou o governador Camilo Santana ao sancionar a medida no auditório do Palácio da Abolição na manhã desta sexta-feira (10). Ela iguala o salário base dos docentes da rede pública do Ceará ao piso nacional da categoria. Cerca de 48.842 profissionais são beneficiados com o reajuste total de 13,01%, com correção será retroativa ao mês de janeiro de 2015. A nova lei entra em vigor a partir de hoje.

Professores, representantes de associações e sindicatos da categoria lotaram o espaço para presenciar o momento histórico, resultado de uma luta antiga. "Enquanto no Brasil nós vemos um movimento de recuo ou de congelamento, aqui no Ceará o Governo só avança ao reconhecer a importância da valorização da categoria, garantindo o piso dos professores", destacou Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc. Em 2015, o Governo do Estado também concedeu auxílio alimentação para todos os docentes da rede estadual, nomeou mais 212 novos professores e prorrogou o concurso público da categoria. "Esse momento representa o esforço de um Governo para tornar essa conquista uma realidade. Durante as negociações, foi estabelecido um nível crescente de confiança entre a categoria e as secretarias da Educação, da Fazenda, do Planejamento, a Procuradoria Geral do Estado, gerando enfim um processo vitorioso", comemorou a vice-governadora do Estado Izolda Cela.

O líder do Governo Federal na Câmara, deputado José Guimarães, também festejou o avanço no Ceará. "Não tem um estado na federação que tenha enfrentado com tanta altivez e diálogo a questão da educação como o nosso! Isso é algo para se comemorar e para servir de exemplo!".  A repercussão vale para a tabela de professores de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários. Assim, o vencimento inicial de um docente que começa a trabalhar na rede pública cearense fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.



"Mais dignidade"

Hilcélia Sabóia Parente, professora concursada do Estado há 11 anos, destaca que o reconhecimento é essencial para o estímulo no exercício da profissão. "Vejo essa Lei do Piso como um reconhecimento profissional. É uma valorização do professor, do nosso potencial em sala de aula. Com o piso salarial equiparado, nos dá mais dignidade para viver, como mulher, como mãe. Isso melhora também a nossa auto-estima e nos estimula a motivar nossos alunos a ingressar no magistério. Eu tenho alunos que foram aprovados nesse último concurso para professor e isso nos deixa muito orgulhosa. É a prova concreta que a profissão está sendo valorizada pelo Governo do Estado, afinal, é da sala de aula que vão surgir os novos profissionais da educação e das demais áreas do conhecimento", disse.

 



João SoaresA opinião é compartilhada por João Soares, professor concursado do Estado há 15 anos. "O piso salarial para mim siginifica mais do que a valorização docente, mas a possibilidade para que as pessoas que trabalham na escola possam ter mais tranquilidade de, além de pagar as contas, ter o seu trabalho reconhecido", disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Yuri Harlen VasconcelosJá Yuri Harlen Vasconcelos, professor do Estado há 8 anos, vê o momento como algo importante para a nova geração de educadores. "A sanção do piso dos professores representa um estímulo aos novos profissionais a estarem aptos a seguirem no magistério. O Governo do Estado está de parabéns por reconhecer que o trabalho do professor é essencial para construir uma nação mais justa, mais digna. Nós acreditamos muito que esse é um pontapé para esse reconhecimento, pois um mundo melhor se faz com professores motivados. Acreditamos que muita coisa boa ainda está por vir", disse.




 

 

 

 

 

 

 


 

10.07.2015


Thiago Sampaio

Repórter/Célula de Reportagem


Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898

Calendário

Dezembro 2017
D S T Q Q S S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados