Jovens de Serra de Santana, em Assaré, ganham Escola de Ensino Médio

Finalizar o ensino fundamental e continuar a estudar no local onde mora passa a ser uma realidade para a juventude de Serra de Santana, localidade do município de Assaré, na Chapada do Araripe. Neste domingo, dia 19, às 17 horas, o governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Maurício Holanda, inauguram a Escola de Ensino Médio Patativa do Assaré. A unidade de ensino recebeu aporte financeiro no valor de R$ 3,8 milhões, oriundos dos Governos Estadual e Federal. Os recursos foram investidos na construção, no mobiliário e nos equipamentos do novo espaço.

Com 2.074,72 metros quadrados, a Escola tem 12 salas de aula com capacidade para atender até 480 estudantes por turno (manhã, tarde e noite). Conta com biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências nas disciplinas de Química, Biologia, Física e Matemática. O novo prédio dispõe ainda de sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A obra foi acompanhada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

A estrutura das escolas construídas em área rural é a mesma das implantadas nas cidades. Além de ampliar a rede estadual de ensino no Interior,  essas escolas propiciam a melhoria do acesso, da permanência e do desempenho dos alunos.

Homenagem

O nome da escola é uma homenagem a Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré. Nascido na Serra de Santana, em 1909, o poeta popular mostrou em  seu trabalho a vida do homem no sertão, através de uma linguagem simples e poética.

A nova EEM ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, sediada em Crato. A regional passa a contar  com 30 escolas, das quais, 21 ofertam Ensino Médio, seis são de Educação Profissional, duas de Ensino Fundamental, além de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Serviço: Inauguração da Escola de Ensino Médio Patativa do Assaré

Data: 19/07/2015