20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Veja aqui todos os dias dicas para o Enem

 Veja aqui todos os dias dicas para o Enem Enem 2015: 166 mil alunos da rede estadual terão transporte e apoio para comparecer às provas
 
Chegou a reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio. Para preparar os 166 mil alunos da rede estadual que farão provas neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de outubro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), desenvolve o  projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. As ações começaram em janeiro passado e seguem até o ingresso dos alunos no ensino superior. Mas antes, haverá a etapa "Dia E", um conjunto de ações que garantirá transporte para estudantes da Capital e do Interior, além de alimentação e hospedagem para os alunos que precisam se deslocar para municípios de difícil acesso.  Estão inscritos estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos.  
 
Pontos de Apoio no Sábado e Domingo
 
Outro serviço previsto são os 143 pontos de apoio, distribuídos em locais estratégicos em todo o Estado, com a oferta de água, canetas e informações.  Em Fortaleza, por exemplo, os alunos terão 14 opções. Desse total, sete estarão nos terminais de ônibus da cidade. No Interior, haverá 129. Para garantir esse atendimento nos dias do Exame, Seduc, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) tomam todas as providências.
 

Escolas
 Veja aqui todos os dias dicas para o Enem Nas escolas, prosseguem as atividades de preparação e  incentivo. No Liceu do Conjunto Ceará, localizada em Fortaleza, esta sexta-feira, dia 23, será dedicada às ações culturais e palestras para motivar os participantes. Em cada canto do Liceu, foi colocada uma dica especial sobre o Exame e os alunos dos primeiros anos do ensino médio fizeram um mural de mensagens para os colegas inscritos. São textos de incentivo como o da turma do 1º  ano G que diz: "Nós desejamos à todos do 2º ano G Boa sorte! Que vocês realizem todos os seus sonhos, e somos

 

muito gratos à todos vocês. Família G". Ou individuais como o da Glenda, do 1º H, para o Márcio Bruno, do 2º G: " Desejo que você tenha muito sucesso no Enem, e na sua vida, que no dia do Enem você lembre que isso é um passo muito importante."  
 

Atividades
 Veja aqui todos os dias dicas para o Enem A professora de Lingua Portuguesa, Renata da Costa Alves , trabalha no Liceu do Conjunto Ceará e coordena o Laboratório de Redação. Ela diz que o objetivo é deixá-los mais seguros para os dias de prova relembrando o que já foi feito até agora, além de algumas orientações. "Uma delas pode parecer clichê mas é fundamental. Ler com muita atenção a proposta completa. Em seguida, construir a tese, pensando sobre o que mais o aluno quer chamar a atenção e depois, utilizando o rascunho, organizar as ideias, sempre com no máximo três argumentos" - reforça a professora.
 
 Veja aqui todos os dias dicas para o Enem Renata defende que a redação depende de fatores como com a maturidade, o conhecimento de mundo e por isso, a produção textual varia de acordo com o redator. Outra estratégia importante também  feita durante as aulas é a leitura do texto em voz alta para que cada um descubra o que precisa melhorar na redação. "Lá (no Enem) eles não vão poder fazer essa leitura mas, na medida do possível, e com cuidado para não atrapalhar, podem utilizar esse método" - finaliza.
 
A aluna Bruna Colaço, do 3º ano, no Liceu do Conjunto Ceará, vem se preparando e aproveita essas oportunidades. Para ela, o momento também é de revisão e resolução de questões. "O Liceu entregou a coletânea de provas já realizadas e estou estudando" - ressalta a aluna que quer ser médica, nas horas vagas assiste filmes em Inglês para melhorar seu desempenho e gosta de ler livros científicos e de Filosofia. "Mesmo de folga, aproveito para ganhar mais conhecimentos".
 
Nycole Lúcio, também é do 3º ano do Liceu do Conjunto Ceará, diminuiu a carga horária de estudos para resolver questões de exames anteriores.  E quando não está se preparando, também procura se divertir. “Adoro cinema e assistir filmes é a forma de sair,  mas só um pouco, do Enem”. Ela está em dúvida sobre cursar Medicina ou Cinema e Audiovisual.
 

Aulões de Véspera e Fogos no Adauto Bezerra
 Veja aqui todos os dias dicas para o Enem Na Escola Adauto Bezerra, em Fortaleza, acontecem os aulões no contraturno e as Oficinas de Redação, espaço em que os professores corrigem as provas e os alunos reescrevem seus textos para melhorar a produção textual. Hoje, dia 23, prosseguem os aulões de véspera com dicas dos professores de todas as disciplinas e uma mensagem de incentivo de cada um. Haverá ainda queima de fogos e momentos de motivação.
 
 Veja aqui todos os dias dicas para o Enem

 

Lá, aluna Roberta da Silva Almeida, do 3º ano, destaca que essa semana inteira é de revisões. “Nesse momento, o aluno pode optar  por assistir  aulas das disciplinas que ainda sente  alguma dificuldade”.  Para aliviar a tensão nesta reta final, ela diz que utiliza um tempo de cada dia para fazer algo que gosta. “Estamos nervosos, mas não vamos deixar que isso tome conta da gente para não atrapalhar as provas” - explica Roberta que quer psicóloga.
 
Dellan Barbosa de Lima, também aluno do 3º ano do Adauto Bezerra, concorda que agora é hora da revisão. “Estou centrando esforços na área de Humanas, por isso, optei pelas aulas de Geografia e História. Nessa última semana, acho que não vou conseguir aprender coisas que deveria ter aprendido ao longo do ano”. Para descontrair, Dellan aposta nos jogos de vídeo games e nas séries de TV. Ele pretende fazer Odontologia.

 

23.10.2015

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
Jacqueline Cavalcante
(85) 3101.3972 ou 98845.5185


Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   / (85) 3466.4898

 

 


 

 

Ações do Enem Chego Junto, Chego Bem acontecem o ano inteiro

Fique por dentro! A etapa "Dia E", do Projeto "Enem Chego Junto, Chego Bem" possibilitará transporte na Capital e no Interior, hospedagem e alimentação para alunos de municípios ou distritos de difícil acesso aos locais de provas, e pontos de apoio com informações em cada terminal de ônibus de Fortaleza e em lugares estratégicos no Interior.

 

 

 

 

 

 

 

21.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 


 

 A etapa “Dia E”, do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem que acontece nas datas das provas, dia 24 e 25 de outubro, tem como objetivo garantir condições adequadas aos inscritos para que realizem as provas com sucesso. Para isso, a Seduc mobilizou escolas, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), famílias, entidades e instituições.

 

 

 

 

 

20.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Para ajudar os candidatos a se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação S/A - EBC preparou o aplicativo Questões Enem que reúne todas as questões desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento que se quer estudar. O acesso é gratuito.

 

 

 

Segue o link do aplicativo Questões Enem segue abaixo:

 

http://www.ebc.com.br/educacao/questoesenem

 


19.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Não dá pra perder!  Com a nota obtida no Enem, você pode tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. Os maiores de 18 anos também podem obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.

 

 

 

Você ainda pode ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

 


16.10.2015

Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

15 de OutubroDia do Professor. A data foi oficializada em 1963, por meio de decreto, e é um momento para render homenagens a quem se dedica ao trabalho de mediar conhecimentos e participa ativamente do processo de aprender de crianças, jovens e adultos. A Secretaria da Educação também presta seu reconhecimento a esses profissionais. Vamos conhecer um pouco da história de três professoras que são consideradas exemplos em suas escolas pelo compromisso, desempenho e dedicação ao que fazem. Clique Aqui.

 

 

 

15.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Nesta quarta-feira, dia 14,  das 8 às 12 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, alunos da rede estadual de Fortaleza, inscritos no Enem, participam do ciclo de Palestras Motivacionais, o MotivAção ENEM, que já esteve em seis municípios cearenses. A ação integra o Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc. As palestras contam com a parceria da Fundação Demócrito Rocha (FDR).

 

 

 

A programação inclui show de talentos com alunos das escolas públicas e apresentação do rapper e educador social, Felipe Rima, e da empreendedora social e artista plástica, Pâmela Gaino. Na sexta-feira, dia 16, o Ciclo de Palestras acontecerá, em Maracanaú, na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Carmem Vieira Moreira.

 

 

 

14.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Fique ligado!  O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 que buscaram o acesso ao cartão de confirmação chegou a 3.103.736 (40%), na última quarta-feira.  Proporcionalmente, o Nordeste é a região com o maior número de acessos — dos 2.487.919 inscritos na referida região, 1.101.879 (44,2%) já sabem o local de prova.

 

 

 

Nesta edição do exame, os cartões estão disponíveis exclusivamente pela internet. O cartão apresenta os dados do participante — nome, CPF, número de inscrição, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (se houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso), além de data, hora e local de realização das provas.

 


09.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Está chegando a hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para o participante se sair bem, precisa conhecer a prova e planejar a resolução dentro do tempo disponível. O Enem é realizado em dois dias. Este ano, está marcado para os dias 24 e 25 próximos. Um boa estratégia pode ser dar uma lida completa na prova, olhar as questões, classificar como médias, fáceis e difíceis e fazer primeiro as fáceis.

 


 

08.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  

 


 

 

 

Na reta final, os professores da rede estadual desenvolvem suas estratégias. Regina Amada Almeida, da disciplina de Química, faz uma revisão dos exames anteriores. "Resolvo questões das Provas de 2010 a 2014. “Reservo uma semana para cada ano sejam questões por mim escolhidas ou pelos meus alunos" - explica.  Já Engrácia Benevides, da disciplina de História, seleciona os conteúdos mais relevantes. "Contextualizo os assuntos que mais estão em evidência na mídia somado à resolução de questões passadas". Marcos Roberto Amância Pascoal, da disciplina de Física, acrescenta o debate sobre temas da atualidade e sua relevância com a Física.

 

  

 


07.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Provas e Gabaritos

 

 Provas e GabaritosEntre 1998 e 2008 as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, em que cada uma delas era avaliada por três questões. Assim, a parte objetiva das provas era composta por 63 itens interdisciplinares aplicados em um único caderno.

 

 

 

A partir de 2009, as provas objetivas passaram a ser estruturadas em quatro matrizes, uma para cada área de conhecimento. Cada uma das quatro áreas é composta por 45 questões. Cada um dos cadernos, na nova edição do exame, é composto por 2 áreas de conhecimento, totalizando 90 questões por caderno.

 

 

 

Clique na imagem abaixo e acesse o site do INEP com todas as provas e gabaritos.

 

 

 

Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos

 

 

 

06.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Os 7,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 já podem conferir os cartões de confirmação de inscrição, exclusivamente pela internet. Nas edições anteriores, o comprovante era enviado pelos Correios.

 

 

 

O cartão apresenta os dados do participante — nome, CPF, número de inscrição, opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (se houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso), além de data, hora e local de realização das provas.

 

 

 

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, recomenda aos participantes que busquem o acesso ao cartão com antecedência, sem deixar para a última hora. Ele sugere também a visita ao local de provas antes do dia do exame. “É um momento significativo na vida do candidato”, disse. “Quanto menos atropelos o participante tiver, melhor.”

 

 

 

Os inscritos no exame deste ano têm acesso ao cartão de confirmação na Página do Participante http://enem.inep.gov.br/navegadores.html. É necessário informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento. Quem esqueceu a senha pode recuperá-la na mesma página. Basta informar o CPF e a data de nascimento. Uma nova senha será encaminhada por e-mail ou mensagem no telefone celular (SMS).

 

 

 

Mais informações no Balanço de inscrições e na página do exame na internet http://enem.inep.gov.br/.

 


Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep

 


05.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  

 


 

 

 

Vamos falar de Redação. A prova vale até mil pontos e tem caráter eliminatório para quem tira zero. Deve ter no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O texto deve ser dissertativo-argumentativo.

 

 

 

A proposta de redação no Enem é elaborada envolvendo textos que tratam sobre diferentes temas da atualidade, apresentados como uma situação-problema para qual o autor deverá propor intervenções. Estes temas devem abordar questões de ordem política, social, cultural ou científica, de acordo com o Inep, órgão do MEC responsável pela elaboração do exame.

 

 

 

Confira 5 atitudes que podem anular a sua redação no Enem:

 

1 - Apresentar o texto em branco;

 

2 - Apresentar um texto com até 7 linhas (não incluindo o título);

 

3 - Apresentar um texto que exponha uma clara intenção de anular a redação;

 

4 - Desrespeitar os direitos humanos;

 

5 - Apresentar texto que não desenvolva a proposta de redação, fugindo do tema ou não atendendo à estrutura textual cobrada na prova.

 

 

 


02.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

Outubro Chegou! E você é muito importante. Por isso, sua escola desenvolve diversas atividades para melhorar sua aprendizagem e motivar sua participação. Na reta final de preparação para o Exame, é hora de reforçar os estudos. O ritmo não pode parar.

 

 

 

01.10.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

  

 


 

 

 

Fique por dentro! No primeiro dia de aplicação do Exame, dia 24/10, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

 

 

 

No segundo dia de aplicação do Exame, 25/10, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

 

 

 

30.09.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

   

 


 

 

 

Você que vai participar do Enem, no Ceará, nos dias 24 e 25 de outubro próximo, deve ficar atento ao horário de verão. Os inscritos devem chegar às 11 horas ao local de prova. Os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30.

 

 

 

29.09.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

 A nota do Enem pode abrir grandes oportunidades

 

 

 

Com a nota obtida no Enem, você pode tentar uma vaga na educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

 

 

 

Você ainda pode ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

 

 

 

Os maiores de 18 anos também podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

 

 

 

Não dá pra perder!

 

 

 

28.09.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 


 

 

 

 Ações do Enem Chego Junto, Chego Bem acontecem o ano inteiro

 

 

 

Dica de Hoje:

 

 

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), desenvolve o projeto "Enem Chego Junto, Chego Bem" com o objetivo de mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para que possam fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas:

 

1 - documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas;

 

2 - inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);

 

3 - motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o);

 

4 - preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes);

 

5 - Dia E -  (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte, hospedagem e pontos de apoio) - Este ano, as provas do ENEM serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro próximo;

 

6 - ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior). 

 

 

 


 

 Provas e Gabaritos

 

 

 

Provas e Gabaritos

 

 

 

Entre 1998 e 2008 as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, em que cada uma delas era avaliada por três questões. Assim, a parte objetiva das provas era composta por 63 itens interdisciplinares aplicados em um único caderno.

 

 

 

A partir de 2009, as provas objetivas passaram a ser estruturadas em quatro matrizes, uma para cada área de conhecimento. Cada uma das quatro áreas é composta por 45 questões. Cada um dos cadernos, na nova edição do exame, é composto por 2 áreas de conhecimento, totalizando 90 questões por caderno.

 

 

 

Clique na imagem e acesse o site do INEP com todas as provas e gabaritos.

 

 

 

Fonte: http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos

 

  

 

25.09.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Calendário

Outubro 2017
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados