EEEP de Bela Cruz concorre ao título de Destaque da Região Nordeste

EEEP de Bela Cruz concorre ao título de Destaque da Região Nordeste A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França, localizada em Bela Cruz, foi selecionada Escola Destaque, em nível estadual, por meio do Prêmio Gestão Escolar 2015. Agora a EEEP segue para a etapa regional, a penúltima da premiação, quando serão escolhidas cinco escolas, sendo uma de cada região geográfica do Brasil, denominadas Destaques Regionais, e mais cinco escolas como suplentes de cada região. Na sequência, irão concorrer em nível nacional, ao título de Escola Referência Brasil. A EEEP Júlio França receberá certificado de Escola Destaque Estadual e será agraciada com as premiações previstas no regulamento. A Escola de Ensino Fundamental e Médio de Campos Sales foi a segunda colocada.

Em nível estadual, a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, e a Escola de Ensino Fundamental Josué Honório de Almeida, da rede municipal de Tauá, também ficaram entre as finalistas do Prêmio Gestão Escolar.

EEEP de Bela Cruz concorre ao título de Destaque da Região Nordeste Conforme a diretora da Escola Profissional de Bela Cruz, Girliane Teixeira, na filosofia de gestão da escola a educação acontece através do exemplo, do trabalho, da delegação planejada, descentralização e pedagogia da presença com atividades de cunho pedagógico e científico, voltadas à realidade de sua clientela. "Os alunos são convidados a serem corresponsáveis por seu aprendizado, uma vez que se privilegia o trabalho coletivo, a contextualização e a transdisciplinaridade, tendo como norte os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser - explica.

Girliane credita o sucesso da gestão a uma proposta pedagógica interdisciplinar e organizada em torno dos quatro eixos trabalho, tecnologia, ciência e cultura. "Toda essa organização de trabalho tem produzido resultados satisfatórios que são comprovados pelos índices crescentes em avaliações externas como SPAECE e ENEM" – enfatiza.

A EEEP também ganhou dois dos oito prêmios conquistados pelo Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF). A iniciativa foi realizada nos Estados Unidos, em maio passado. A EEEP Júlio França integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú.

Para o núcleo gestor da EEEP, o Prêmio Gestão é uma ferramenta de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas. A equipe escolar resolveu participar no intuito de perceber sua prática, dinamizar e reconstruir aspectos do ambiente escolar.

Prêmio Gestão Escolar 2015

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e objetiva estimular a melhoria da gestão das escolas públicas garantindo, desta forma, mais qualidade na educação.

O PGE é realizado em quatro etapas de avaliação: 1 - Comitês locais (Credes);  2 - Comitês Estaduais; 3 - Comitês Regionais e 4 -  Comite Nacional - seleção de escolas que concorrerão, em âmbito nacional, ao título de Escola Referência Brasil.

10.11.2015

Outubro 2017