Gestores da rede estadual falam de suas experiências

Organizar a escola, cuidar das contas, buscar a participação da comunidade, manter o bom relacionamento com a equipe de trabalho. Tudo com o objetivo de alcançar o sucesso da aprendizagem dos alunos. Essas são algumas das atividades que um diretor realiza no cotidiano escolar. O dia 12 de Novembro é dedicado a esses profissionais que fazem a diferença na gestão educacional. A Secretaria da Educação (Seduc) conta com mais de 700 gestores de escolas da rede estadual. Para homenageá-los, os dirigentes da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, localizada em Quixeramobim, e da Escola de Ensino Fundamental e Médio de Campos Sales, finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2015, e da EEEP Júlio França, de Bela Cruz, Destaque Estadual na premiação, falam um pouco da experiência de cada um .

Gestores da rede estadual falam de suas experiências Há 30 anos na área da Educação, Maria Josimar Saraiva do Nascimento tem dedicado 16 deles à direção escolar. Ela é diretora da EEEP de Quixeramobim e aponta alguns caminhos para uma gestão bem-sucedida. "Os resultados positivos do cotidiano escolar dependem de vários fatores: o comprometimento da equipe, a ética profissional, o acompanhamento continuo aos alunos, o protagonismo juvenil e as parcerias estabelecidas com a comunidade – defende.

Em todo esse tempo, a educadora se renova e encontra incentivo para exercer suas atividades. "A dedicação e o esforço para fazermos o nosso trabalho cada vez melhor, e este, se concretize em resultados positivos, favorecendo o maior número de estudantes a realizarem o seu projeto de vida e com isso, transformarem suas vidas e da sociedade em geral. Essa é a motivação" - enfatiza.

Nesta data especial, deixa uma mensagem aos colegas gestores: "Em nossa profissão encontramos desafios diários onde precisamos nos fortalecer e encontrarmos discernimento para a tomada de decisões. É necessário ter visão de futuro, paixão pelo que fazemos e liderar pelo exemplo; de modo a contribuir, efetivamente, para a educação integral dos jovens a fim de mobilizá-los a viverem os valores e princípios necessários para a construção de um mundo melhor".

Gestores da rede estadual falam de suas experiênciasOutra vivência importante vem da Escola de Ensino Fundamental e Médio de Campos Sales com o diretor Hildefran Alencar. Desde 2009, atua como gestor escolar. A unidade de ensino ficou entre as finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2015. Para essa conquista, o gestor diz que começou um trabalho de resgate da imagem positiva da escola para a comunidade. "Desenvolvemos um amplo projeto de resgate da autoestima com criação do hino, bandeira e botton com o despertar do orgulho de ser,  assim aflorou o sentimento de pertencer de todos os envolvidos" - explica.

Em 2012, a EEM de Campos Sales foi contemplada com o projeto Jovem de Futuro que embasou a gestão para resultados e ao trabalharem metodologias como Monitoria, Agente Jovem, entre outras, deram um salto de qualidade na prática pedagógica. Houve ainda a melhoria da infraestrutura da unidade com auditórios e laboratórios de Matemática e Informática. "Hoje, a instituição tem credibilidade na comunidade a que serve com resultados expressivos e um grupo de profissional comprometido e motivado com o que faz" - comemora o gestor.

Para os colegas, a mensagem é de crença na escola pública. "Não é preciso muito para desenvolver um trabalho voltado para resultados, tanto de aprendizagens quanto de atitudes valorativas por parte de alunos e outros profissionais que constituem a escola. Acredito na dedicação e no comprometimento como armas poderosas para não deixarmos a escola pública a mercê de trabalhos por obrigação, uma vez que nossos alunos merecem e têm direito a uma educação efetiva e que vislumbre possibilidades de sucessos" - finaliza.

Gestores da rede estadual falam de suas experiênciasGirliane Teixeira é da área de educação desde 1998. Assumiu o cargo de diretora há seis anos, na EEEP de Bela Cruz, selecionada Destaque Estadual pelo Prêmio Gestão Escolar 2015. Ela atribui o sucesso da gestão a uma proposta pedagógica interdisciplinar e organizada em torno de quatro eixos: trabalho; tecnologia; ciência e cultura. "Toda essa organização de trabalho tem produzido resultados satisfatórios que são comprovados pelos índices crescentes em avaliações externas como o Sitema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)" – enfatiza. A EEEP foi destaque na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF), em maio passado, nos Estados Unidos. Ganhou dois dos oito prêmios conquistados pelo Brasil na competição.

Outro ponto ressaltado pela diretora é a gestão com a participação de diversos setores da sociedade. Dessa maneira, mantém um relacionamento estreito com a comunidade e com o poder público local e privado. Também abre suas portas à comunidade para atividades de cunho esportivo, cultural e tecnológico. "Todo esforço da escola em favor de uma gestão participativa permite que os diferentes segmentos contribuam no planejamento dos objetivos a serem atingidos pelas atividades escolares" – destaca.

Girliane deixa sua mensagem aos diretores. "Acredito que somos capazes de com sabedoria, honestidade e dedicação contribuir para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos. Portanto, nós Diretores Escolares, somos importantes nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações nas Unidades Escolares. Que neste dia o ‘Ser Supremo’ nos dê muita Luz para enfrentar os desafios de nossa função.

Prêmio Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e objetiva estimular a melhoria da gestão das escolas públicas garantindo, desta forma, mais qualidade na educação.

12.10.2015

Agosto 2017