Escola Menezes Pimentel ganha prêmio nacional “Desafio Criativos da Escola”

Escola Menezes Pimentel ganha prêmio nacional “Desafio Criativos da Escola” O projeto Jovem Explorador, da Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel, localizada no município de Pacoti, está entre os cinco premiados pelo Desafio Criativos da Escola. O resultado foi divulgado pelo Instituto Alana, de São Paulo, promotor do concurso. A iniciativa visa reconhecer, em nível nacional, os projetos de transformação de realidades desenvolvidos por crianças, adolescentes e educadores em suas comunidades. Tem como propósito dar visibilidade e premiar iniciativas que estimulam o protagonismo dos alunos no Brasil. A premiação acontecerá entre os dias 8 e 11 de dezembro, na capital paulista.

O Jovem Explorador é um projeto interdisciplinar, idealizado pelo professor de História, Levi Jucá, que recriou com seus alunos a antiga Comissão Científica de Exploração que veio ao Ceará no século XIX, durante o governo de D. Pedro II. Conforme o educador, a ação promove a iniciação científica dos alunos que se organizam em expedições botânicas, zoológicas, etnográficas, dentre outras, para reconhecer o patrimônio cultural e natural da região em que habitam, a Area de Proteção Ambiental da Serra de Baturité. "Outro importante objetivo do projeto é a criação do Ecomuseu de Pacoti, o primeiro do país feito a partir de material plástico reciclado. Lá serão expostos os objetos coletados e conhecimentos produzidos durante as etapas de formação e pesquisa" - destaca Levi. O terreno que abriga o museu foi cedido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O trabalho cearense concorreu com mais 418 projetos educativos, oriundos de todos os estados do Brasil. É o primeiro da Escola Menezes Pimentel a ser premiado nacionalmente. Além da premiação que acontecerá na sede do Itaú Cultural, os professores coordenadores Levi Jucá, Maraline Rocha e mais cinco alunos participarão de oficinas de criação e inovação.

Premiação

Escola Menezes Pimentel ganha prêmio nacional “Desafio Criativos da Escola” Os educadores das equipes vencedoras ganharão R$ 1.000,00 para investimento pessoal em um curso de formação ou capacitação a sua escolha, assim como as equipes vencedoras ganharão R$ 2.000,00, que devem obrigatoriamente ser investidos numa celebração com os demais integrantes da equipe que não puderam participar da viagem.

O Jovem Explorador também conquistou o 1º lugar na Área das Ciências Humanas, na Feira de Ciências e Cultura - etapa regional, no âmbito da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8. Participará, no próximo mês de dezembro, da fase estadual do evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), para as escolas das redes estadual e municipal.

- Para conhecer o projeto Jovem Explorador e contribuir com a campanha de construção do Ecomuseu, acesse: www.kickante.com.br/campanhas/jovem-explorador

24.11.2015

Jacqueline Cavalcante