Seduc realizará IX Feira Estadual de Ciências e Cultura em Sobral

Durante os dias 18, 19 e 20 de dezembro, Sobral será palco do maior encontro científico escolar do Ceará. A IX Feira Estadual de Ciências e Cultura, realizada pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), reunirá mais de 600 participantes dentre alunos, professores e gestores da educação. Serão apresentados 138 trabalhos protagonizados por estudantes de todas as regiões cearenses. O evento será uma culminância das feiras regionais que aconteceram durante todo o mês de novembro.

As iniciativas selecionadas estão divididas em seis categorias: linguagens, ciências da natureza, ciências humanas, matemática, robótica educacional e pesquisa júnior, sendo esta última exclusiva para alunos do Ensino Fundamental. As Coordenadorias de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) selecionaram os melhores projetos de cada categoria para participar da etapa estadual.

A Feira acontecerá no Centro de Educação a Distância (CED) da Seduc, em Sobral, e será a primeira vez que ela ocorrerá no interior do Estado. O evento tem o objetivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências, envolvendo práticas e conceitos para a construção e desenvolvimento de projetos, além de promover o intercâmbio cultural entre os estudantes de diferentes regiões do Estado.

Durante os três dias, são esperadas cerca de cinco mil pessoas, entre participantes, expositores e visitantes de todo o Estado. Este ano, além das exposições de trabalhos científicos em stands, o evento também terá espaço para apresentações culturais e competição de jogos. O CED promoverá, no dia 19 de dezembro, das 8h às 16h, a IV Olimpíada Cearense de Robótica das Escolas Públicas, que acolherá também uma maratona de aplicativos, além de cursos e oficinas nas áreas de tecnologias digitais, sistemas e mídias.

A Feira Estadual de Ciências e Cultura da Seduc já é uma política de governo consolidada por nove edições ininterruptas e pretende ser um espaço de estímulo à curiosidade científica e para acolher as múltiplas expressões culturais das juventudes cearenses. Este ano, o evento conta com a parceria da Seara da Ciência (UFC) e o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Projeto Ceará Faz Ciência, do IFCE - Campus Sobral, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Prefeitura de Sobral.

- Veja Aqui a programação da IX Feira Estadual de Ciências e Cultura

- Edital da IX Feira Estadual de Ciências e Cultura da Seduc

SERVIÇO:
O que: IX Feira Estadual de Ciências e Cultura
Data: 18, 19 e 20 de dezembro de 2015, das 8h às 22h
Local: Centro de Educação a Distância (CED) da Seduc
(Rua Iolanda Barreto, s/n, Derby Clube, Sobral/CE - ao lado do IFCE Sobral)

Abertura oficial: 18 de dezembro, às 18h30
Solenidade de Premiação: 20 de dezembro, às 19h30