20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Escolas Estaduais de Fortaleza iniciam matrículas dos novatos na segunda-feira (4)

As matrículas para alunos novatos nas escolas estaduais, localizadas em Fortaleza, terão início nesta segunda-feira, dia 4, e prosseguem até o próximo dia 25 de janeiro. Os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3x4. A oferta será prioritariamente para o ensino médio. É recomendável que o aluno apresente os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quem não estiver com a documentação solicitada, poderá entregar à escola em outra data. Os interessados devem procurar a unidade de ensino mais próxima de sua residência.

Nesta última fase do processo de matrícula, o atendimento é voltado a novos alunos, em geral, oriundos da rede particular ou de outro Estado. A gestão do processo de matrícula é realizada pela Secretaria da Educação do Ceará, por meio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), em parceria com as escolas. No Interior, cada Crede dispõe de um calendário próprio para as escolas de sua abrangência, mas a grande maioria também finalizará a etapa na mesma data da Capital.

Jovens e Adultos

As pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade ideal podem fazer as matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O atendimento ocorre no formato presencial, nos níveis de ensino fundamental - anos finais ou ensino médio, nas escolas regulares. No formato semipresencial, a matrícula da EJA pode ser feita em qualquer período do ano, exclusivamente, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). É destinada ao público que não dispõe de tempo para frequentar turmas presenciais nas escolas regulares.

Matrícula na rede estadual

A matrícula é uma atividade que acontece na escola, marcando o início da organização do processo de ensino e aprendizagem que vai ser desenvolvido durante o ano letivo na rede pública. Constitui-se de um processo articulado entre a rede estadual e as redes municipais de ensino.

Na Seduc, o processo de matrícula é gerenciado por meio do Sistema Integrado de Gestão Escolar (Sige Escola), em três etapas: 1 - matrícula de alunos veteranos; 2 - remanejamento interno (alunos que já são da rede estadual mas que precisam mudar de escola) e externo (alunos da rede municipal migrando para a rede estadual) e 3 - alunos novatos.

As etapas de matrícula de veteranos e remanejamento ocorreram, em Fortaleza, nas primeiras semanas de dezembro.  Esta última é realizada entre Seduc e Secretarias Municipais, a partir de um planejamento prévio entre gestores das escolas estaduais e municipais, sob a coordenação da Sefor/Crede.

Acesse:

PORTARIA DE MATRÍCULA

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA

 

 

  

29.12.2015

Jacqueline Cavalcante
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 | 98845.5185
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898

Calendário

maio 2017
D S T Q Q S S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados