20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Seduc promove minicurso para professores de língua portuguesa sobre combate ao aedes

 Seduc promove formação para professores de língua portuguesa sobre combate ao aedes Para fortalecer as ações de combate à dengue nas escolas, já está disponível na plataforma ead.seduc.ce.gov.br um minicurso virtual voltado aos professores de língua portuguesa das escolas estaduais que sugere diversas atividades para a sala de aula, unindo gêneros textuais e informações educativas sobre o combate ao mosquito aedes aegypti. 

 

A capacitação propõe que os estudantes, dentre outras atividades, criem uma campanha publicitária com foco na prevenção da dengue com a definição do público-alvo, objetivos, cronograma e espaço de atuação. Ao longo do curso, os alunos são estimulados a pesquisar sobre o tema e a debater as informações que encontram, apresentando suas ideias e opiniões aos colegas de sala e professor. 

 

O minicurso “Todos contra o mosquito: escrevendo uma nova história” tem a duração de 16 horas e, para participar, o professor precisa realizar um cadastro e acompanhar os módulos. Porém, o público em geral também pode acessar as atividades propostas realizando um cadastro como visitante. Está disponível também um roteiro de Produção Textual e há um espaço para a troca de experiência entre os professores sobre as atividades realizadas, ou seja, o espaço virtual se propõe a constituir uma comunidade de aprendizagem.

 

Segundo a coordenadora de Aperfeiçoamento Pedagógico da Seduc, Betânia Gomes, o minicurso oferece aos professores técnicas para a abordagem do tema em sala de aula, expandindo o conhecimento dos alunos sobre as causas e consequências das doenças espalhadas pelo mosquito aedes aegypti. “Esperamos que professores, funcionários, alunos e gestores escolares se sintam responsáveis pelo bem-estar de toda a comunidade, disseminando informações sobre a prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito e levando crianças e adolescentes a despertar, desde cedo, essa visão sobre a vida em sociedade”, explica Betânia. 

 

Plano de combate ao Aedes nas escolas

 

O curso virtual direcionado aos professores de redação faz parte do Plano Estadual de Combate à Dengue na Educação, lançado, no último dia 19, pela Secretaria da Educação. As ações vão de gincanas escolares à distribuição de material educativo voltado aos professores e alunos do curso técnico em Enfermagem das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). Este conteúdo subsidia uma formação com carga horária de 20h/a, oferecendo informações aprofundadas sobre o manejo clínico das três doenças: dengue, zika e chikungunya. 

 

Segundo o secretário da Educação, Maurício Holanda, o momento é também uma oportunidade de mostrar aos estudantes que é possível levar o aprendizado da escola para o dia a dia.“Se a educação tem que fazer sentido para vida e estar contextualizada, o combate ao mosquito não é assunto apenas da Biologia e deve ser tratado de forma transversal em todas as disciplinas. Mas essa não é a nossa única responsabilidade. Temos que mobilizar os nossos jovens a serem cidadãos, tomando para si a sua corresponsabilidade pelo bem-estar comum, de modo que cada aluno seja também um agente na sua casa e na dos seus vizinhos”, defende Maurício.

 

O secretário destacou, ainda, a importância de todos os professores e alunos realizarem o curso virtual sobre o combate vetorial do aedes aegypti até o fim de março, pois abril é considerado o mês de maior incidência dos casos de dengue. A capacitação está disponível na Avasus, a plataforma de aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Sus). Acesse na íntegra o Plano Estadual de Combate ao Mosquito na Educação

 

26.02.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Outubro 2017
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados