Ceará Científico une Feira de Ciências e Cultura à Mostra de Educação Ambiental

Ceará Científico une Feira de Ciências e Cultura à Mostra de Educação AmbientalNeste ano, duas importantes ações se uniram para fortalecer o protagonismo estudantil e docente: a X Feira Estadual de Ciências e a VI Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino. Dessa fusão, nasceu o Ceará Científico, desenvolvido pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), com a proposta de incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos e artístico-culturais, no âmbito das escolas, possibilitando momentos de socialização das múltiplas expressões das juventudes. A iniciativa conta com a parceria da Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Ceará Científico é constituído de três etapas: Escolar, em cada unidade de ensino; Regional, nos municípios que sediam as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação  (Credes); e Estadual, esta última fase reúne os finalistas da fase anterior, em Fortaleza. Neste mês de novembro, a rede estadual vivencia a Etapa Regional, que envolve as 20 Credes, localizadas no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Conforme Daniel Rocha, assessor técnico da Coordenação de Gestão Pedagógica da Seduc, "nessa fase atual (regional), os estudantes apresentam seus projetos e pesquisas num evento científico e cultural de referência regional, envolvendo e movimentando as cidades e a população em prol da popularização das ciências". A ideia é que todos os projetos científicos e artístico-culturais, trabalhados no cotidiano escolar, culminem na Etapa Estadual como momento de celebração e de socialização das produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber.

A fase Estadual acontece em dezembro próximo e reúne os projetos finalistas das escolas que percorreram todo esse itinerário. Os trabalhos premiados recebem credenciamentos para participar de eventos científicos e culturais no Brasil e no mundo.

Ceará Científico

Com a união dos projetos, o Ceará Científico passa a ter as seguintes categorias: I. Linguagens ; II. Ciências da Natureza ; III. Ciências Humanas ; IV. Matemática e suas Aplicações ; V. Robótica Educacional ; VI. Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental ; VII. Educação Ambiental Científica e VIII. Educação Ambiental Artística-cultural .

A política de Educação Científica da Seduc é desenvolvida com base em um conjunto de orientações legais. A cada ano, cerca de 500 professores e 1.000 estudantes recebem financiamento para participar de eventos regionais, nacionais e internacionais. As condições para receber recursos são regulamentadas pela Lei nº 15.434/2013 e pelo Decreto nº 31.425/2014.

Além desse trabalho, a Seduc desenvolve e apoia diversas ações em educação científica, o que propicia a participação de alunos e professores em projetos e pesquisas no dia a dia da escola e em eventos como feiras, mostras e olimpíadas.

Nos últimos anos, é possível verificar que os estudantes da rede estadual participam e conseguem destaque nos maiores eventos nacionais e internacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) e a  Intel-ISEF e a Genius International High School Project Competitions, nos Estados Unidos.

17.11.2016

Junho 2017