Seduc realiza seminário para discutir a ampliação das escolas em tempo integral

Seduc realiza seminário para discutir a ampliação das escolas em tempo integral Nos dias 7 e 8 de janeiro, cerca de 200 participantes da rede estadual de educação de todas as regiões cearenses estiveram presentes no Seminário Escola de Tempo Integral, dentre gestores, professores e estudantes. O evento teve o principal objetivo de realizar um planejamento da expansão do número de escolas estaduais em tempo integral, agora para escolas regulares, ainda no primeiro semestre de 2016, cumprindo o compromisso assumido pelo Governo do Estado no Plano "Os 7 Cearás" e nas metas dos Planos Estadual e Nacional de Educação.

Para Wesley Fernandes, aluno da 1ª série do ensino médio do Centro Educacional de Referência (CERE), em Sobral, a implantação do tempo integral nas escolas é importante para a melhoria dos índices educacionais brasileiros. “Acho que essa proposta vai ao encontro das nossas ideias, do nosso desejo de formar o futuro a partir de nós, jovens. Esperamos alcançar melhores resultados e espalhar essa proposta por todo o Brasil”, disse.

A implantação terá início na primeira série do ensino médio e se dará de forma gradual para as demais séries em cerca de 26 escolas regulares, sendo uma de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e duas de cada uma das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Participaram do encontro, quatro representantes de cada uma das unidades escolares: o diretor, o coordenador escolar, um professor e um estudante; além de dois representantes por Crede/Sefor.

Seduc realiza seminário para discutir a ampliação das escolas em tempo integralO professor Sérgio Quintino, da EEFM Antonio Vidal Malveira, na comunidade Olho d'água da Bica, em Tabuleiro do Norte, destaca os benefícios da implantação do tempo integral em sua escola. “A proposta é de suma importante para elevação da qualidade da educação no nosso Estado e acredito que o Ceará dará um passo muito importante que beneficiará não só a escola, mas também os nossos alunos e toda a comunidade”, disse.

O evento proporcionou a troca de experiências entre escolas cearenses, e de São Paulo, que já possuem o tempo integral e que utilizam propostas pedagógicas inovadoras para complementar a carga horária do aluno. Por exemplo, a metodologia da Aprendizagem Cooperativa, já utilizada com sucesso na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), em Pentecoste; e a abordagem do período integral na Escola do Campo EEM João dos Santos. O seminário também contou com a participação do Instituto Natura que apresentou o conceito de Comunidade de Aprendizagem" do Instituto Natura, e da Secretaria da Cultura do Ceará.

11.01.2016

maio 2017