Equipe de Educação, Gênero e Sexualidade celebra 2 anos de atuação na Seduc

Logo Genero e Sexualidade2

Em celebração ao dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, a Secretaria da Educação (Seduc) rememora as conquistas alcançadas pela equipe de Educação, Gênero e Sexualidade, vinculada à coordenação de Diversidade e Inclusão Educacional, ao longo de dois anos de trabalho.

1 - Consolidação da Equipe de Educação, Gênero e Sexualidade dentro da estrutura organizacional da Secretaria – diante das crescentes demandas a equipe está em processo de seleção de novos técnicos pedagógicos;

2 - Formação continuada de gestores e professores para o desenvolvimento de ações preventivas relacionadas à redução da evasão motivada por preconceito e discriminação à orientação sexual, gênero e identidade de gênero. Foram realizadas, até abril de 2017, 70 formações pedagógicas capacitando um público total de 4.523 pessoas, sendo 2.701 estudantes, 1.101 professores, 475 gestores e 246 outros profissionais da educação. Até o momento, 485 escolas estaduais já tiveram profissionais beneficiados com essas atividades (oficinas, palestras, aulões Enem e rodas de conversa);

3 - Articulação com organizações e movimentos que atuam a favor da diversidade sexual, planejando e desenvolvendo ações pedagógicas e divulgação das políticas públicas para mulheres e população LGBT, junto às coordenadorias de Direitos Humanos, da juventude, LGBT e de mulheres. Intersetorialização com projetos e coordenadorias da Seduc como o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), Mediação de conflitos, E-Jovem, Mais Educação, entre outros.

4 - Divulgação, sensibilização, mobilização da área de gênero e sexualidade junto à Seduc, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). Ampla socialização e assessoria junto à comunidade escolar sobre as legislações, pesquisas e estudos acadêmicos que amparam as discussões sobre gênero, sexualidade e o combate a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação (bullying) nas escolas. As resoluções estaduais e nacionais que resguardam o uso do nome social e dos banheiros por alunos e alunas transexuais têm recebido atenção especial.

5 - Durante o Seminário Estadual Escola, Espaço de Reflexão, realizado nos dias 4 e 5 de maio, e que terá suas etapas regionais entre os dias 29 de maio e 2 de junho, as temáticas sobre as diversidades de gênero e sexualidade tiveram destaque na perspectiva de fortalecer uma escola inclusiva, de respeito e valorização à diversidade, promovendo a cultura de paz.

"Os desafios pela frente são muitos. O foco numa educação libertadora não pode ser esquecido. A abordagem dessas discussões na perspectiva dos Direitos Humanos é primordial. A esperança numa sociedade melhor, menos desigual e mais humana, em que todos e todas possam plenamente exercer sua cidadania, é o que nos move", explica Homero Henrique, assessor pedagógico da equipe de Educação, Gênero e Sexualidade.

18.05.2017

Junho 2017