Seduc lança campanha educativa "A educação em ação, mosquito aqui não"

Facebook-Arte Educacao em acao

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Protagonismo Estudantil, realiza campanha educativa com ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das três arboviroses associadas (dengue, zika e chikungunya ), nas 712 escolas em funcionamento na rede estadual de ensino. O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar de que o combate ao inseto transmissor não se restringe ao poder público, mas deve mobilizar todo cidadão, sendo necessário ampliar o diálogo sobre as doenças dentro de casa, onde muitas vezes ocorre a proliferação do mosquito. A iniciativa conta com a parceria das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e das escolas da rede estadual de ensino.

Diante do cenário apresentado pelos órgãos de vigilância e controle sanitários, há uma grande preocupação da população em relação ao aumento do número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Ceará. Diante disso, o controle e a prevenção se dão por meio da eliminação de possíveis criadouros e da conscientização da comunidade para procurar e eliminar possíveis focos.

A ideia é investir no protagonismo dos estudantes como agentes multiplicadores das informações recebidas. As medidas de prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya propostas nesse plano incluem a instituição das brigadas para a prevenção e busca ativa de focos em todos os prédios vinculados à Seduc. Entre as ações, estão gincanas cooperativas, atividades de educação em saúde direcionadas aos gestores, professores, alunos e familiares, atividades de prevenção e visitas domiciliares em estabelecimentos nas proximidades de onde residem os estudantes.

O sucesso nesse enfrentamento depende de uma ação integrada e colaborativa de toda a sociedade, uma vez que a ameaça é constante e a responsabilidade é de todos.

O plano estadual da Seduc articula-se em 4 eixos de atuação:

• Combate sitemático aos focos do mosquito por intermédio das brigadas;
• Elaboração e divulgação de material informativo sobre combate ao mosquito e às 3 arboviroses associadas;
• Mobilização com gincana educooperativa (educativa/cooperativa);
• Plano de comunicação das ações realizadas.

18.05.2017

Junho 2017