Seduc promove ação de fortalecimento da atuação dos coordenadores escolares

coor2

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da coordenação de Gestão Pedagógica, realizou nos dias 16 e 17 de maio o primeiro encontro de fortalecimento da atuação dos coordenadores escolares. O evento foi realizado em Fortaleza e contou com a participação de 80 educadores, entre técnicos da Seduc, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e coordenadores escolares. Estão previstos mais três encontros como este ao longo do ano.

A iniciativa terá extensão em eventos regionais que pretendem envolver os demais coordenadores escolares da rede estadual. A ação tem como objetivo a construção de uma agenda na Seduc e nas Regionais, de apoio e acompanhamento a estes profissionais, na perspectiva de fortalecer a liderança deles no processo de desenvolvimento da proposta pedagógica da escola.

A iniciativa está baseada na metologia de estudo de casos, que traz situações do cotidiano de coordenadores, referentes ao acompanhamento dos processos da escola. Pretende-se criar uma rede de discussão e elaboração de estratégias de intervenção pedagógica com vistas a apoiar estes educadores na afirmação de princípios pactuados no âmbito da rede estadual do Ceará.

Ao longo do ano serão discutidos quatro princípios geradores, sendo eles: escola que garante oportunidades de aprendizagem para todos; escola que acompanha a aprendizagem de cada aluno; escola que dá suporte aos professores para o efetivo trabalho em sala de aula, e escola que aproveita os serviços e ambientes de apoio à sala de aula.

18.05.2017

Dezembro 2017