Inep disponibiliza sistema Educacenso até 31 de julho

A partir desta quarta-feira (31), o Inep disponibilizará o sistema Educacenso para que as escolas informem dados da matrícula inicial. As escolas terão até 31 de julho para preencher o Educacenso, considerando as informações existentes na data de referência, ou seja, o Censo Escolar faz uma “fotografia” das unidades de ensino naquela data.

A rede de ensino estadual faz a migração dos dados do SIGE- Sistema Integrado de Gestão Escolar, seu sistema próprio, para o Educacenso. Dessa forma, as escolas estaduais, após a migração, realizam a conferência dos dados no Educacenso. As  redes de ensino municipal e privada devem estar atentas e preencher os dados requeridos pelo sistema.

Na Secretaria de Educação, a Célula da Articulação do Censo Escolar, pertencente à Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação é responsável pelo treinamento, acompanhamento e monitoramento das etapas que constituem o censo escolar.

A Portaria nº 264, de 26 de março de 2007, instituiu o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, com o objetivo de estabelecer a data de referência para as informações declaradas no Censo Escolar. Assim, foi determinada a última quarta-feira do mês de maio de cada ano como o dia para refletir a realidade da escola ao declarar as informações no sistema Educacenso.

30.05.17

Setembro 2017