Grêmios estudantis reúnem-se em fóruns regionais em todo o Estado para trocas de experiências

20170612 110629

Em todo o Estado, as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Esucação (Credes) e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizam fóruns com os grêmios estudantis das unidades de ensino de sua abrangência. O intuito da ação é promover a troca de experiências entre as representações de estudantes, com foco no diálogo e no debate de propostas.

Na Crede 1, o encontro contou com a contribuição do psicólogo e técnico da Coordenação de Protagonismo Estudantil da Secretaria da Educação (Seduc)  Antônio Marlon Barros, que apresentou o tema “Participar de processos decisórios na esfera social e política”. Como explica o profissional, "o grêmio representa os interesses dos estudantes dentro da escola, tendo como principal intuito incentivar a cultura e as artes, defender os interesses coletivos, ajudar a promover a cooperação entre alunos, gestão e comunidade escolar".

"Falamos sobre as mudanças políticas de épocas passadas até a modernidade, explicando o que é a participação cidadã, tentando fazer com que eles entendessem a importância que têm nos processos decisórios dentro da escola e na comunidade em que estão inseridos", explica Marlon.

O professor Genivaldo Macário adotou a estratégia de discussão em grupos com o tema “Tudo pode ser dito”. A coordenadora da Crede 1, Geovanda Mourão deu as boas vindas aos estudantes e salientou a importância da participação democrática da juventude nesse momento de mudanças políticas e educacionais no país. A participação no evento superou a quantidade de 100 estudantes, representando 53 grêmios estudantis dos oito municípios que compõem a Crede 1.

19.06.2017

Junho 2017