Enem não Tira Férias: Sorteio do tema de Redação desta quarta (12) será direto do CED, em Sobral

O coordenador de Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc), Rogers Mendes, e o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Iratan Bezerra, ministram palestras nesta quarta-feira, dia 12, a partir das 8 horas, no Centro de Educação a Distância do Estado (CED), localizado em Sobral, sobre os temas sugeridos para a redação desta semana. Integrada à programação do Enem não Tira Férias, a iniciativa é voltada aos alunos da 3ª série do Ensino Médio. Às 9h30, haverá o sorteio, ao vivo, que definirá a temática da prova de redação. O público poderá acompanhar via página da Secretaria no Facebook.

Rogers Mendes abordará o tema 1: “A igualdade de direitos como príncipio supremo da democracia”, enquanto o professor Iratan Bezerra, fará análise sobre o tema 2: “O impacto das tecnologias no mundo do trabalho”. Nas escolas que funcionam como polo de atendimento, os professores debatem os dois assuntos propostos antes do sorteio.

Com programação em todo o Estado, o Enem não Tira Férias está presente em mais de 200 escolas públicas estaduais. As atividades acontecem de terça a quinta-feira, até o próximo dia 20 de julho, com aulões, envolvendo as quatro áreas do conhecimento abordadas no Exame, e em atividades estruturadas de redação. A quarta-feira é dedicada à produção textual.

Os alunos que atingirem os maiores critérios de frequência e escrita e postagem de redação serão contemplados com participações nas atividades do AoGosto do Aluno, em Fortaleza, durante o mês de agosto: Final do Festival Alunos que Inspiram no Cineteatro São Luiz; Desafio AoGosto do Aluno na Beira-Mar (corrida); jogos no Castelão e dia de lazer em parque aquático.

Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem não Tira Férias faz parte do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, cuja finalidade é mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização do Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas; e (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.

Em 2017, o Governo do Ceará investirá R$ 9,8 milhões no Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Serão realizadas ações como 80 aulões de redação e palestras motivacionais, 1.300 corretores de redação para todas as escolas da rede, Coletânea com 07 fascículos de redação, Coletâneas de prova dos 04 anos anteriores, Plataforma do Aluno Online com conteúdos digitais, 03 Simulados Online para todos os alunos do Ensino Médio e Concurso de Redação.

11.07.2017

Setembro 2017