20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Instituto Unibanco e Seduc reúnem 800 jovens estudantes e gestores do Ensino Médio público em evento voltado à participação do estudante na gestão das escolas

Evento chamado Diálogo sobre Gestão Escolar será realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho, em Fortaleza, e integra o Projeto Jovem de Futuro, uma parceria da Secretaria da Educação do Ceará com o Instituto Unibanco;
   
Os participantes serão divididos em grupos para atividades de reflexão e expressão artística, que visam fortalecer a discussão sobre as juventudes nas ações das escolas


Julho 2017 – A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e o Instituto Unibanco realizam nos dias 24, 25 e 26 de julho, em Fortaleza, o Diálogo sobre Gestão Escolar, evento que reunirá 650 estudantes e 150 gestores de escolas do Ensino Médio da rede pública estadual. O objetivo do encontro é promover o diálogo entre estudantes e gestores escolares com o intuito de incentivar a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem.  Os participantes do evento são estudantes e gestores das 648 escolas que integram o Projeto Jovem de Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com a Seduc.

Essa é a segunda edição do Diálogos sobre Gestão Escolar, que no ano passado envolveu mais de 2.100 estudantes do Ensino Médio em encontros realizados em cinco estados nos quais o Jovem de Futuro é desenvolvido (Pará, Piauí, Goiás, Espírito Santo e Ceará).

“Em 2016, o Diálogo sobre Gestão trouxe muitos elementos elaborados pelos estudantes que contribuíram para o planejamento de ações da Seduc. A novidade dessa segunda edição do evento é que também incluímos a participação de gestores, dirigentes regionais e supervisores, para ampliar esse canal de diálogo com as juventudes e, de fato, ampliar a participação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem”, explica Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

Durante o encontro, que tem duração de oito horas, os diferentes atores vão debater sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. Para tanto, os participantes serão divididos em grupos para atividades de reflexão e expressão artística, com base em um roteiro e com a facilitação de especialistas: os estudantes vão discutir sobre como potencializar a participação dos jovens na escola; já os gestores, sobre como viabilizar essa participação.

“Esse intercâmbio de ideias é muito rico, especialmente porque promove uma escuta forte dos estudantes, a integração com os gestores escolares e fortalece a participação das juventudes dentro das escolas”, diz Henriques.

O Ceará é o primeiro estado a participar do Diálogos sobre Gestão Escolar em 2017. O Instituto Unibanco irá realizar encontros nos seis estados nos quais desenvolve o Jovem de Futuro – além dos cinco já citados, o Rio Grande do Norte é o novo estado parceiro - e deverá reunir em torno de 2.800 jovens de 2.011 escolas públicas de Ensino Médio, com público total de cerca de 3.700 participantes.

O novo formato do evento – que incluiu a participação dos gestores escolares, além da dos estudantes – permitirá que os estudantes integrem de forma mais efetiva as discussões sobre os jovens no contexto da escola, considerando sua heterogeneidade e criando oportunidades de produção e disseminação de conhecimento sobre esta temática, e participem das reuniões e ações desenhadas do Jovem de Futuro, como as etapas do Circuito de Gestão implementado nas unidades de ensino.

Documentário “Nunca me sonharam”

Filmagem do “Nunca me sonharam” em Cocal dos Alves (PI)

Na noite anterior ao início do Diálogo sobre Gestão Escolar, domingo (23/07), e nos dias 24 e 25/07, haverá exibições exclusivas do documentário “Nunca me sonharam” aos estudantes, gestores e técnicos da rede. O filme traça um panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. O longa é apresentado pelo Instituto Unibanco, produzido pela Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. Foi filmado em mais de dez estados do Brasil, dentre eles, o Ceará.

Programação
23/07 - Apresentação do filme Nunca me sonharam
Local: Hotel Romanos. Endereço: r 2.108, R. Padre Pedro de Alencar, 2.012, Messejana -  Fortaleza - CE

24, 25 e 26/07 – Diálogo sobre Gestão Escolar

8h Abertura
9h às 11h Cartografia
11h às 15h15  Oficinas de Expressão Artística: Teatro, música, cartaz/ilustração, vídeo, fanzine.
12h às 14h00  Almoço
15h15 às 15h30 Oficinas de Expressão e planejamento de desdobramento dos produtos e ações elaborados no dia a dia da escola
15h30 às 17h Mostra dos trabalhos realizados e Encerramento
Local: Hotel Romanos. Endereço: r 2.108, R. Padre Pedro de Alencar, 2.012, Messejana -  Fortaleza - CE

Sobre o Jovem de Futuro - O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros e até 2015 beneficiou 2,5 mil escolas estaduais e 1,6 milhão de estudantes do Ensino Médio.

Sobre o Instituto Unibanco – O Instituto Unibanco, fundado há 35 anos, é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil. Com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, dedica-se a elaborar e implementar, gratuitamente, soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

 



Mais informações:
Analítica Comunicação - Assessoria de Imprensa do Instituto Unibanco
Tel. (11) 2579-5520
Rení Tognoni ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
Júlia Magalhães ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
 

Calendário

Setembro 2017
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados