20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

#Enemnarede e Quiz Enem: "medidas complementam o que já é feito nas salas de aula", diz Idilvan Alencar

20664176 1448808288541059 5406931566992572363 n

 

Utilizar tecnologias digitais como ferramentas para otimizar o aprendizado é mais uma das estratégias da Secretaria da Educação (Seduc) para estimular os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste sentido, foram lançadas as plataformas #Enemnarede e Quiz Enem, que possibilitam aos jovens aprofundar-se nos conteúdos por meio de videoaulas e testes de conhecimento. As iniciativas foram apresentadas nesta quarta-feira (09), no Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), em Sobral, pelo secretário Idilvan Alencar.

"São medidas complementares ao que já é feito nas salas de aula. Agregar novas ferramentas, relacionadas com a tecnologia, atrai a atenção dos jovens. E é preciso que os diretores de escolas estimulem a difusão dessas iniciativas com seus alunos", explica o gestor.

O #Enemnarede é um cursinho online, com aulas em formato de vídeo preparadas pelos professores da rede estadual, que abordam as quatro áreas do conhecimento exigidas pelo Exame  (matemática, ciências humanas, ciências da natureza e linguagens e códigos). As videoaulas variam de 8 a 15 minutos e ficarão disponíveis no site (enem.ced.ce.gov.br), podendo ser assistidas em qualquer hora e local.

A cada dia serão incluídos novos conteúdos no portal. Também será anexado um arquivo com teoria e exercícios a respeito dos temas. A plataforma oferece, ainda, um espaço para os alunos tirarem suas dúvidas. Para acessar, o aluno precisa conectar-se com e-mail da Google e preencher os campos necessários.

Idilvan Alencar lembra que aluno é o centro do processo educacional durante o ano inteiro, mas que, no mês de agosto, torna-se ainda mais especial. "Desde o ano passado, transformamos o Dia do Estudante no Mês do Estudante. O AoGosto do Aluno tem esporte, lazer, mas também, muitas ações voltadas para o Enem. E o nosso foco é preparar nossos jovens para que tenham sucesso no Enem, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica), além de trabalhar aspectos de cidadania, como o respeito às diferenças e a cultura de paz", observa.


Quiz Enem

DSC 0091 copiarO "Quiz Enem"  incentiva o aluno a exercitar-se nas quatro áreas de conhecimento de forma interativa. O jogo de perguntas e respostas poderá ser acessado em smartphones e tablets com o sistema operacional Android. O download do aplicativo encontra-se disponível na Play Store, gratuitamente. Também é possível realizar o quiz acessando a plataforma digital Aluno Online. Em ambas as situações, é necessário ter cadastro ativo no portal para poder participar.

Cada teste apresenta oito questões, todas de uma mesma área do conhecimento e classificadas em três níveis de dificuldade. A ferramenta possui um banco de itens, composto por questões formuladas por professores da rede estadual, além das selecionadas de edições anteriores do Enem e de outras provas. Ao todo, são cerca de 1.000 questões distintas para cada área do saber.

Idilvan também comemora o expressivo aumento do número de usuários do portal Aluno Online. "No ano passado, neste mesmo mês, tínhamos 28 mil inscritos no portal. Hoje, um ano depois, esse número passou para 362 mil", salienta. É por meio deste canal que os estudantes submetem trabalhos para serem corrigidos, têm acesso a boletins, calendários e frequências escolares, além de materiais didáticos.


Minuto Enem

Outra iniciativa do Governo do Estado no sentido de colaborar com a preparação dos alunos para o Exame é o Minuto Enem. A iniciativa consiste em vídeos de curta duração, com dicas de estudos preparadas por professores da rede estadual, veiculados no canal de televisão TV Ceará, durante os intervalos na programação. O material também é produzido pelo CED.

 

 



09.08.2017
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Agosto 2017
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados