Dia do Estudante: Os desafios, alegrias e perspectivas de quem deseja transformar a realidade por meio do aprendizado

Dia do Estudante

"Você estuda, de fato, ou apenas frequenta a escola? Um aluno, só por ser assíduo, não significa necessariamente que seja estudante. Vai depender muito da maneira como participa e interage na vida da escola, estando realmente focado e dando o seu melhor". Quem traz a reflexão é Geice Carine Costa, de 17 anos, aluna da 2ª série na Escola de Ensino Médio (EEM) Lauro Rebouças de Oliveira, no município de Limoeiro do Norte. Na visão da jovem, o caminho para a descoberta de novos horizontes consiste em ir além dos assuntos tratados em sala de aula, atuando em projetos extraclasse e interagindo com as demais pessoas. "É preciso despertar para a vida humana, desenvolver o senso crítico, a própria opinião, o respeito ao próximo e as regras de convivência", observa.

De fato, "estudar" não se resume a presenciar aulas em uma instituição de ensino, mas quer dizer, primeiramente, buscar aumentar os conhecimentos, de forma dedicada. Significa, ainda, usar a inteligência para absorver novos conteúdos e ampliar a compreensão de mundo. Acreditando no papel protagonista dos alunos para a transformação da sociedade para melhor, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) presta homenagem, neste dia 11 de agosto, a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Desde o ano passado, a Seduc transformou o Dia do Estudante em Mês do Estudante – batizado de AoGosto do Aluno, proporcionando atividades culturais, de esporte e lazer,  além de diversas ações voltadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de forma lúdica e dinâmica.

E é pela preparação contínua que Marcos Tiago Rios pretende alcançar o sonho de cursar Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é aluno da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França, em Bela Cruz. "Ser estudante é pensar em obter um futuro promissor e contribuir para a melhoria da sociedade. Estudando, nós crescemos e aprendemos a conduzir nosso caminho e a driblar as adversidades, por mais difíceis que sejam. Ser estudante é motivo de orgulho para mim, e a cada dia aprendo mais, por conta das minhas pricipais características: ser curioso, questionador e investigador", revela o jovem.

Marcos Tiago, que diz se identificar principalmente com as áreas de Ciências da Natureza e Matemática, foi medalhista de bronze na competição científica internacional Genius Olympiad, junto com o colega Erivan Menezes, na categoria de Ciências, realizada em junho deste ano, na cidade norte-americana de Oswego-NY. O prêmio foi pela apresentação do Projeto Semiárido Sustentável: Reinventando ações de convivência com a seca. "Também quero muito fazer intercâmbio na Espanha e auxiliar financeiramente meus pais", projeta Marcos.

Geice Costa copiar copiar

Geice Costa: "Sonho em conseguir uma melhor situação de vida, mas não apenas em benefício meu. Quero fazer um mundo melhor. Ainda não escolhi a profissão que vou seguir, mas tenho o desejo de ajudar as pessoas. Adoro fazer amizades. Sempre que vejo alguém cabisbaixo, ainda que não conheça, pergunto se está tudo bem, se posso ajudar. Mesmo que desagrade a alguns, essa é minha forma espontânea de ser".

Perspectivas

Laíza da Silva, estudante da 2ª série do Colégio Jenny Gomes, em Fortaleza, considera a leitura uma de suas atividades preferidas. Dedica-se aos estudos, inclusive, por meio de livros que não estão na lista dos utilizados pela escola. "Noto que isso me traz mais conhecimento. Um dos questionamentos que me faço constantemente é: 'qual livro não li na semana passada?' Tenho cerca de 70 livros em casa e devoro-os rapidamente", conta a jovem.

Laíza sonha cursar Medicina e exercer a Pediatria. Mas revela, ainda, interesse pelo Jornalismo e pela Gastronomia, demonstrando afinidade tanto com as ciências exatas, como com as humanas. "Ser estudante é algo muito bom. Venho de uma família humilde e, quando tive oportunidade de estudar, comecei a batalhar para melhorar de condição. E recebo muito apoio da escola, que me ajuda a ser quem eu sou, a formar meu pensamento, a me relacionar melhor com as outras pessoas", lembra.

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, ressalta que o aluno é o centro do processo educacional durante o ano inteiro, mas que, no mês de agosto, torna-se ainda mais especial. "Todos nós, que fazemos a Seduc, celebramos e desejamos muito sucesso aos alunos na vida acadêmica e no mundo profissional. Como medidas para melhorar o atendimento aos nossos jovens, já lançamos iniciativas como o concurso de redação e os corretores de redação nas escolas; o Quiz Enem, que é um jogo de perguntas e respostas para testar os conhecimentos exigidos no Exame; o #Enemnarede, que proporciona videoaulas para intensificar a preparação; e as palestras motivacionais", relembra o gestor.

Integração

Neste dia 11 de agosto, as escolas estaduais localizadas no interior do Estado comemoram o Dia do Estudante com a prática de corrida. Em todos os municípios, a atividade esportiva busca integrar alunos e a comunidade escolar.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, a data será comemorada no próximo dia 20, com a II Corrida das Escolas Públicas Estaduais, realizada na Avenida Beira Mar. O percurso de 5 km reunirá cinco mil alunos e educadores das escolas da rede estadual. Os primeiros colocados ganharão viagens para participar de corridas em outros estados, além de premiações coletivas.

No dia 31 de agosto, será realizada a final do II Festival Alunos que Inspiram, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O evento dará espaço às atividades artísticas desenvolvidas nas escolas, destacando o talento e a criatividade dos estudantes. Na edição deste ano, serão contempladas seis expressões artísticas: artes visuais, música, literatura, audiovisual, dança e teatro.

11.08.2017
Bruno Mota