20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Notícias

Estudante da Escola Maria Ângela da Silveira Borges representa o Ceará no Parlamento Juvenil do Mercosul, no Uruguai

IMG-20171010-WA0001
A estudante Maria Mariana Freire de Oliveira, da Escola Maria Ângela da Silveira Borges, é a representante cearense da delegação brasileira no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) que acontece em Montevidéu, capital do Uruguai. A jovem está no local desde o dia 6 e participa do grupo de Inclusão Educativa. Na oportunidade, será apresentada a declaração brasileira de propostas para um melhor ensino médio, dividida por eixos temáticos.

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Maria Mariana se diz bastante contente pela troca de experiência entre os colegas, bem como, pela aprendizagem adquirida do idioma espanhol nos diálogos com os  jovens argentinos, paraguaios e uruguaios.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.


Objetivo

O principal objetivo do projeto é abrir espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – "O ensino médio que queremos" –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

Além disso, o PJM oferece aos jovens uma oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.



10.10.2017
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Outubro 2017
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados