Estudante da Escola Maria Ângela da Silveira Borges representa o Ceará no Parlamento Juvenil do Mercosul, no Uruguai

IMG-20171010-WA0001
A estudante Maria Mariana Freire de Oliveira, da Escola Maria Ângela da Silveira Borges, é a representante cearense da delegação brasileira no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) que acontece em Montevidéu, capital do Uruguai. A jovem está no local desde o dia 6 e participa do grupo de Inclusão Educativa. Na oportunidade, será apresentada a declaração brasileira de propostas para um melhor ensino médio, dividida por eixos temáticos.

O PJM busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Maria Mariana se diz bastante contente pela troca de experiência entre os colegas, bem como, pela aprendizagem adquirida do idioma espanhol nos diálogos com os  jovens argentinos, paraguaios e uruguaios.

O jovem eleito para representar sua Unidade da Federação e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Objetivo

O principal objetivo do projeto é abrir espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – "O ensino médio que queremos" –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

Além disso, o PJM oferece aos jovens uma oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.

10.10.2017

Outubro 2017