Seduc assina acordo de cooperação para implantação de mediação escolar em 19 municípios

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, participa, nesta quarta-feira (13/06), em Novo Oriente, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Vice-Governadoria do Estado do Ceará, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a ONG italiana We Word Brasil e representantes das secretarias municipais de Educação de 19 municípios para implantação da mediação escolar nas unidades de ensino da rede municipal. Firmarão o acordo os municípios de Quixeramobim, Madalena, Boa Viagem, Ipueiras, Ipaporanga, Poranga, Nova Russas, Tamboril, Ararendá, Novo Oriente, Monsenhor Tabosa, Independência, Pedra Branca, Milhã, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça e Quiterianópolis.

O evento conta a com a participação da vice-governadora Izolda Cela; do secretário da Educação, Rogers Mendes, do promotor de justiça Hugo Mendonça, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude do Ceará (CAOPIJ);  da sociedade civil e da comunidade escolar.

Em 2017, os municípios de Caucaia, Maracanaú, Acaraú, Tianguá, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte, Itapajé, Camocim, Sobral, Canindé, Beberibe, Russas, Icó e Brejo Santo também assinaram o mesmo Acordo de Cooperação Técnica. O projeto surgiu como estratégia das autoridades educacionais para trabalhar os conflitos em uma perspectiva positiva, evitar as práticas de bullying e prevenir as situações de violência no ambiente escolar.

“As práticas de mediação escolar qualificam o projeto de educação das crianças e dos jovens. É algo muito necessário. Sempre foi e é mais ainda nos dias de hoje. Isso traz pra escola a possibilidade de construir um clima de harmonia e aprendizagem com relação à resolução de conflitos por meio do diálogo”, destaca a vice-governadora.

Vinculada à Coordenação de Protagonismo Estudantil, a Célula de Mediação Social e Cultura de Paz incentiva a criação de núcleos de mediação nas escolas da rede pública estadual de ensino, como ferramenta pedagógica para minimizar os impactos dos conflitos. A Célula busca fortalecer as ações do Pacto por um Ceará Pacífico, que abrange programas, projetos e atividades voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Para o desenvolvimento desta iniciativa, a Seduc conta com a parceria da Coordenadoria de Articulação e Mediação Social, da Vice-Governadoria, do Ministério Público Estadual, entre outras instituições, que apoiam as ações voltadas para o fortalecimento de uma cultura de paz.

A Vice-Governadoria do Ceará e a We World firmaram, em 2016, um Termo de Cooperação Interinstitucional com o fim de contribuir para o desenvolvimento do projeto “Plataforma Marco Zero: a questão de gênero e da Educação Emancipadora para uma nova política pública da Educação do Ceará”. Este projeto visa contribuir para a qualificação do sistema educacional como política pública prioritária.

12.06.2018

Julianna Sampaio / Jacqueline Cavalcante