20/05/2008, Quarta-feira
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PROTAGONISMO ESTUDANTIL

A Coordenação do Protagonismo Estudantil  é uma estrutura de gestão e operacionalização de ações e iniciativas para a promoção do protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual de ensino. Entende-se o protagonismo como elemento fundamental na formação dos estudantes como pessoas humanas, futuros profissionais, cidadãos e potenciais agentes de transformações positivas em suas comunidades, na medida em que compreendem seu papel na sociedade atual.

 

A estratégia do PEER (Protagonismo Estudantil, Empreendedorismo e Renda) consiste na criação de uma cultura de engajamento e pró-atividade dos estudantes cearenses, através da introdução de valores como a cooperação, empatia e protagonismo no dia a dia das escolas.

 

 

PROTAGONISMO E COOPERAÇÃO NA ESCOLA

A Coordenação de Protagonismo Estudantil propõe a realização de atividades nas escolas com o intuito de fortalezar as ações de protagonismo estudantil para apoiar os projetos já existentes com a metodologia da aprendizagem cooperativa. Tem como foco o desenvolvimento de competências sociais, a geração de empatia, o estímulo à interação, à cooperação, ao engajamento dos estudantes e à sua participação pró-ativa em prol de melhorias em suas escolas e comunidades.

 

O principal pressuposto da Aprendizagem Cooperativa é permitir o desenvolvimento cognitivo e pedagógico de estudantes através de uma relação direta entre a melhoria no rendimento acadêmico e o desenvolvimento de competências sociais. Os estudantes aprendem mais e melhor quando interagem entre sim, com autonomia, do que quando ocupam papel passivo, de ouvintes, nas aulas. Quando entendem o apoio mútuo é um elemento potencializador de resultados. Que o seu sucesso depende do sucesso de sua equipe e que a recíproca é verdadeira – o sucesso de sua equipe depende de sua participação pró-ativa, de seu engajamento.



ENEM – CHEGO JUNTO, CHEGO BEM!

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

 

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

 

 

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

O Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. (Lei 11.788/2008).

 

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará em parceria com Agentes de Integração do setor público e privado oferece aos alunos do ensino médio regular oportunidade de estágio não obrigatório.

 

É responsabilidade das Instituições de Ensino a orientação e o preparo de seus alunos para que os mesmos apresentem condições mínimas de competência pessoal, social e profissional, que lhes permitam a obtenção de resultados positivos desse ato educativo.

 

Conheça mais sobre Estágio não Obrigatório de Nível Médio


 

e-JOVEM

Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do estado do Ceará, desenvolvido pela Secretaria da Educação do estado do Ceará (Seduc), cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase no protagonismo juvenil, como forma de incentivar e apoiar a participação dos jovens na sociedade, despertando habilidades e valores necessários para que se tornem cidadãos conscientes e dispostos a assumir um papel pró-ativo ao longo das suas vidas e com isso, maiores chances de inserção no mundo do trabalho.

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CÍRCULO DE LEITURA

O Projeto Círculo de Leitura é resultante de convênio firmado entre o Instituto Fernand Braudel de Economia e a Secretaria da Educação do Ceará. Tem como objetivo apoiar a formação de leitores reflexivos e ampliar o seu acesso ao conhecimento, por meio da leitura grupal de obras que ressaltam valores e modelos de conduta ética. Estimula-se, assim, a formação de uma visão solidária, responsável e transformadora. O exercício constante das ideias contidas nos livros os desperta para a ética das relações pessoais, preparando-os também para serem cidadãos responsáveis e solidários.

 

Conheça mais sobre o projeto no site http://www.circulosdeleitura.org.br

 

 


Contato:
Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (CODEA)
Coordenação de Protagonismo Estudantil - Tel: (85) 3101.2693 / 3101.4375 / 3101.3928
Coordenadora - Maria Josimar Saraiva do Nascimento

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