MEC abre inscrições do ProUni para mais de 162 mil bolsas

Estão abertas a partir desta quinta-feira, dia 17, e prosseguem até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, 21, as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni). O programa oferta bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Conforme o MEC, neste primeiro semestre, são 162.329 bolsas, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país.

Para se inscrever no Prouni, é preciso ter participado do Enem 2012 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e ter obtido nota superior a zero na redação. O candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. A inscrição é gratuita e feita somente pela Internet na página do Programa, quando será solicitado o número de inscrição e senha no último Enem.

Durante a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. Somente nesse período, o inscrito poderá alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Conforme orientações do ProUni, a bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa.

Após o processo de inscrição, o ProUni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem de 2012. É considerada apenas uma das opções de curso, observando a ordem escolhida por ocasião da inscrição e o limite de bolsas disponíveis. Serão realizadas duas chamadas. O resultado da primeira chamada será divulgado no próximo dia 24 de janeiro.

17.01.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

Junho 2017