Governo apresenta melhores desempenhos do PAIC E PAIC +5

Governo apresenta melhores desempenhos do PAIC E PAIC +5 O governador Cid Gomes e a secretária da Educação do Ceará, Izolda Cela, apresentam nesta sexta-feira, dia 21, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará, os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Foram avaliadas 231.682 crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental de  8.595 escolas públicas em 2012. Durante a solenidade, que contará com a presença do ministro da Educação, Aloízio Mercadante,  haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5), desenvolvido pelo Governo do Estado.

Os dados serão utilizados como base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

O Programa Alfabetização Na Idade Certa (Paic) tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. A ação beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.

ESCOLA NOTA DEZ

Para reconhecer o esforço pela alfabetização, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quinta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5).

19.06.2013

Abril 2017