Governo inaugura primeira escola quilombola da rede estadual cearense

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), inaugura nesta sexta-feira, dia 13, às 16 horas, a Escola Luzia Maria da Conceição, no Sítio Três Irmãos, Distrito de Santa Tereza, Croatá, região da Ibiapaba. Esta é a primeira escola quilombola da rede estadual cearense e está sob a abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), localizada em Tianguá. A obra foi construída com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 120.000,00. Estarão presentes a coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc, Nohemy Rezende Ibanez, e a dirigente da 5ª Crede, Ana Geovanda Mourão.

A nova escola dispõe de duas salas de aula, cantina e demais dependências administrativas. No momento, funcionará com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Médio, como extensão de matrícula da Escola de Ensino Médio Flávio Rodrigues, e uma turma de Educação Infantil, com alunos quilombolas, em cooperação com o Município. Antes da construção, os alunos estudavam numa sala inadequada, cujas paredes eram feitas de bambus. A escola é um antigo sonho de pessoas da comunidade, como a senhora Antoniza Mateus dos Santos, representante da Associação Comunitária dos Quilombolas que muito lutou para transformá-lo em realidade.

Conforme Ana Geovanda, a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Ceará concluiu a emissão de Relatório Técnico de Identificação e Delimitação de três comunidades quilombolas, entre elas Três Irmãos, em Croatá. "Os trabalhos incluíram várias reuniões com as comunidades, seleção de famílias, análises antropológicas, pesquisa cartorial, além dos estudos agroecológicos" ressalta a coordenadora.

12.09.2013

Setembro 2017