SEDUC realiza II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA)

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, por meio da CODEA/Diversidade e Inclusão Educacional/ Educação Ambiental realizará, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza.

A atividade tem por objetivos aprofundar os debates sobre os temas da Conferência: Terra, Fogo, Água e Ar, propiciando um espaço produtivo de intercâmbio e preparação dos delegados que irão para a Etapa Nacional. Além disso, objetiva eleger a delegação que nos representará nacionalmente e selecionar os 04 projetos de ação a serem encaminhados para a Etapa Nacional da Conferência.

Participam da Conferência Estadual 204 pessoas, sendo 126 delegados/alunos da rede pública de ensino, de 11 a 14 anos de idade, que representam todas as CREDE/SEFOR/SME Fortaleza, além de acompanhantes das CREDE, Secretarias Municipais de Educação, SEDUC, membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) e dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Ceará, e um representante do Ministério do Meio Ambiente.

A Etapa Estadual está sob a coordenação e responsabilidade da SEDUC e da COE. É integrada também pelas seguintes instituições/entidades: Secretaria Municipal de Fortaleza/SME e suas seis Regionais, Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza/SEFOR, 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação/CREDE Horizonte (representando as demais CREDE), IBAMA, SENAC, UNDIME, CONPAM, Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Fortaleza e de Horizonte, CIEA e Instituto TERRAZUL.

"Realizar as Conferências Infanto Juvenis pelo Meio Ambiente – com o tema central: Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis – significa fortalecer e ampliar um processo pedagógico que insere a dimensão política da questão ambiental nos debates realizados nas escolas e comunidades, possibilitando a construção coletiva do conhecimento e estimulando o empenho na resolução de problemas socioambientais, ao tempo em que respeita e valoriza o protagonismo dos adolescentes e jovens envolvidos", declarou Nohemy Rezende Ibanêz, coordenadora da CODEA/Diversidade e Inclusão Educacional.

A II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente constitui uma etapa da IV CNIJMA, que será realizada em Brasília, no período de 23 a 28 de novembro do ano em curso.

::.SERVIÇO:
Solenidade de Abertura
Dia: 30 de outubro de 2013.
Horário: 9h
Local: Hotel Praia Centro - Av. Monsenhor Tabosa, nº 740, Fortaleza - Ce. Fone: 3082-1122.

Mais Informações:
SEDUC/CODEA - Diversidade e Inclusão Educacional