Crianças da Capital e Interior participam do Dia D da Leitura

Motivar as crianças para o encantamento pela literatura infantil, a partir do encontro com a fantasia que cada história oferece. Este é o objetivo do Dia "D" da Leitura, que acontece nesta quinta-feira, dia 7, das 9h às 12h, no Parque Adahil Barreto. A ação integra os Programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (Paic+5), promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Estarão presentes 600 crianças da rede pública de ensino de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Horizonte, Maranguape, Aquiraz e Eusébio. A mobilização será incentivada nos demais municípios do Estado.

Neste dia, a ideia é desenvolver atividades de contação de histórias, teatro infantil, confecção de adereços e brincadeiras envolvendo personagens das Coleções Paic, Prosa e Poesia, distribuídas anualmente pela Seduc para as escolas municipais cearenses, com a meta de fortalecer as atividades de leitura em sala de aula. Em 2013, foram entregues 45 mil coleções de livros de literatura infantil para todas as turmas da educação infantil (04 e 05 anos) e de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para os responsáveis pelas formações e capacitações nos municípios, foram ofertadas oficinas de dinamização desses acervos para que o mesmo conteúdo seja trabalhado com os professores.

Para garantir os livros do próximo ano, foi lançado um edital e novos escritores selecionados para compor as coleções que chegarão às escolas para continuar a incentivar o gosto pela leitura.

Fabiana Skeff, coordenadora do eixo Formação de Leitores do Paic,  explica que com a prática da leitura, o processo de alfabetização acontece naturalmente. "Esse incentivo impulsiona para a descoberta das palavras não só como código de comunicação, mas a palavra mundo que suscita o sonho e a busca por novas imagens para este mundo", frisa a professora.

O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) foi instituído como política pública estadual em 2007. Está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil; gestão pedagógica da alfabetização; formação do leitor; gestão municipal de educação e avaliação externa. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até o 5º ano para melhorar os resultados de aprendizagem da etapa inicial do Ensino Fundamental. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic+5).

05.11.2013

Agosto 2017