Educação: 94ª Escola de Educação Profissional é inaugurada em Trairi

Educação: 94ª Escola de Educação Profissional é inaugurada em Trairi O Litoral Oeste do Ceará recebe mais um investimento em educação. Na noite desta terça-feira (03), o governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela, inauguraram a 94ª Escola Estadual de Educação Profissional – a  EEEP José Ribeiro Damasceno, em Trairi. Cid Gomes aproveitou a ocasião para autorizar, junto com o prefeito de Trairi, Francisco Noronha, e o secretário do Turismo Bismarck Maia, o início imediato das obras de saneamento básico e abastecimento d'água, uma antiga demanda da população.

Com capacidade para 540 alunos, a escola do Trairi, além de desenvolver as disciplinas curriculares comuns ao ensino médio, também oferta quatro cursos técnicos (edificações; eletrotécnica; enfermagem e hospedagem), seguindo um estudo preliminar sobre o potencial mercadológico da região.

O Governador destacou o grande potencial de crescimento e geração de oportunidades da região do Litoral Oeste. "A melhor forma de investir nesse crescimento é apostando na educação e preparação de profissionais. E com a Escola Profissional buscamos suprir essa demanda", disse Cid Gomes. O chefe do Executivo do Estado também fez menção às melhorias em Ações estruturantes que autorizou para a praia de Flecheiras. "Somente nas ações de água e esgotamento sanitário de Flecheiras serão investidos nove milhões e oitocentos mil reais", concluiu Cid.

De acordo com a secretária Izolda Cela, "o sucesso das unidades de ensino profissionalizante depende da responsabilidade com que professores e alunos conduzem o ensino e o aprendizado, tanto das ciências, quanto na área técnica", enfatizou. Para o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, "o Ceará tem recebido investimentos nas mais diversas áreas, mas as escolas profissionalizantes são verdadeiros centros de excelência em educação e vieram para mudar a realidade da oportunidade de emprego no mercado de trabalho do Estado", disse.

As escolas profissionalizantes possibilitam aos alunos vislumbrarem melhores chances no mercado de trabalho, após a conclusão do curso. É o que pensa Fernando Abrantes, 15 anos, estudante de edificações da EEEP de Trairi. "A minha expectativa, quando concluir o ensino nessa escola é de estar totalmente ingressado no mercado de trabalho, como técnico em edificações e, futuramente, quero me formar engenheiro civil, pois me identifico muito nessa área",  comentou.

Para construir, mobiliar e equipar esta unidade de ensino, o Governo Federal e Estadual investiram em edificações; eletrotécnica; enfermagem e hospedagem cerca de R$ 8,4 milhões. Até o final de 2014, serão 140 unidades destas em funcionamento no Estado.

Estrutura

Educação: 94ª Escola de Educação Profissional é inaugurada em Trairi São 5,5 mil metros quadrados empregados em 12 salas de aula; auditório para 201 lugares; biblioteca e bloco pedagógico e administrativo; laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, refeitório; pátios de convivência; bem como ginásio poliesportivo e teatro de arena.

A Escola de Educação Profissional José Ribeiro Damasceno fará parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 2, localizada em Itapipoca. Será a 8ª escola da rede estadual implantada na região com a oferta do mesmo nível de ensino.

Estiveram também presentes na solenidade, os deputados estaduais José Sarto,  Beth Rose e Edilson Pacheco; o secretário executivo da Seduc, Idilvan Parente, e autoridades da região.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS NA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

04.12.2013