20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Jovens de Fortaleza ganham nova Escola Profissional

Jovens de Fortaleza ganham nova Escola ProfissionalEstudantes do município de Fortaleza vão ganhar nesta segunda-feira, dia 9, às 19 horas, a 95ª Escola Estadual de Educação Profissional(EEEP), que receberá o nome de Darcy Ribeiro. O governador Cid Gomes e a secretária da Educação, Izolda Cela, inauguram a nova escola, que dará aos jovens a oportunidade de fazer o Ensino Médio e um Curso Técnico durante os três últimos anos da educação básica. Foram investidos recursos do Governo Federal e do Tesouro do Estado, no valor de R$ 9 milhões, para construção, equipamentos e mobiliário.

Ao escolher o nome da nova EEEP, o Governo do Estado faz uma homenagem ao antropólogo, escritor e educador Darcy Ribeiro, reconhecido nacionalmente por suas realizações pela educação brasileira. Colaborador e amigo de Anísio Teixeira, Darcy foi Ministro da Educação do governo João Goulart, criador de modelos de escola de tempo integral com os Centros Integrados de Ensino Público - CIEPs e os Ginásios Públicos - GPs no estado do Rio de Janeiro. Foi, também, autor da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, criador e primeiro reitor da Universidade de Brasília e reformador de outras universidades no Brasil e na América Latina.

Com capacidade para atender a até 540 alunos, a Escola dará início às atividades escolares em fevereiro de 2014, com cursos técnicos em Agroindústria, Agrimensura, Nutrição e Dietética, além de Paisagismo. As aulas acontecem em tempo integral, das 7 às 17 horas. Nessa modalidade de ensino, o estudante também tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado pela gestão estadual, no último ano do curso. As Escolas de Educação Profissional trabalham com modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Recebem livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação.

Para a Fundação Darcy Ribeiro, a homenagem é uma honra, em particular porque revela a preocupação da Secretaria de Educação do Estado do Ceará com a qualidade do ensino. "A Escola é o equipamento público que opera, democraticamente, a introdução na civilização moderna, fundada numa cultura letrada, de todas as crianças e jovens em situação econômica desfavorável”  - destaca Gisele Moreira, secretária executiva da Fundação.

Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura abriga 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências e Matemática e laboratórios especiais. Conta, também, com quadra poliesportiva e teatro de arena. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

A rede de escolas profissionais começou a ser implantada pelo Governo do Estado, em 2008, com o compromisso de promover a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. A ideia é ofertar ao jovem cearense uma habilitação profissional técnica e a vivência da cidadania, além do protagonismo juvenil. Até 2014, serão 140 EEEPs em todo o Estado. Ainda em dezembro, haverá a inauguração da 100ª Escola.


Serviço: Inauguração da EEEP Darcy Ribeiro
Data: 09/12/2013 - Horário: 19 horas
Endereço: Rua Cônego de Castro, s/n – Conjunto Esperança

 

 

 

06.12.2013
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

maio 2017
D S T Q Q S S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados