Governador Cid Gomes inaugura Escola de Educação Profissional Agrícola em GranjaDepois de 20 anos desativada a Escola Agrícola de Granja, no Litoral Oeste, voltou a receber jovens do Município em suas dependências. Nesta sexta-feira (13) o governador Cid Gomes inaugurou o prédio educacional todo reformado e equipado e que agora funcionará como Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). "Estou feliz em resgatar esse espaço que há 20 anos funcionou com uma escola agrícola e agora se renova como escola de ensino médio normal e ensino técnico. Além da novidade de funcionar em tempo integral, aliando dois tipos de ensino aqui será um espaço onde os jovens serão estimulados a pensar como protagonistas da sua vida, de que eles, através da educação, podem mudar os seus destinos", comemorou Cid Gomes.

A EEEP Guilherme Teles Gouveia é a 96 unidade educacional com essa modalidade de ensino entregue pelo Governo do Estado. Nela, além das aulas convencionais para a conclusão do ensino médio, os jovens poderão optar pela formação técnica e um dos três cursos que a unidade oferece: Agropecuária, Agroindústria e te Aquicultura. Para isso o prédio foi todo adaptado com laboratórios, casa do mel, carpintaria, curral bovino, sala de ordenha, pocilgas e aviários.

Além disso a Escola conta com salas de aula, auditório, biblioteca, ginásio poliesportivo, blocos pedagógico e administrativo, e laboratórios de Línguas Estrangeiras, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Para adaptar e equipar a EEEP o Governo do Estado investiu R$ 7,6 milhões.

Governador Cid Gomes inaugura Escola de Educação Profissional Agrícola em GranjaDurante a visita inaugural a Escola o Governador conheceu experiências aplicadas pelos alunos da unidade. "Vi hoje ideias legais de empreendedorismo dos estudantes. Granja é um municio que apresenta muitos desafios e são esses jovens que vão superá-los. São vocês que vão fazer efetivamente mudança nesse município", reforçou Cid Gomes.

Na ocasião, o Governador anunciou a inauguração de uma segunda unidade de Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), já em obras na sede da cidade. Além da construção de uma adutora para a Escola Agrícola e de um laboratório de Aquicultura. "O futuro rural do Ceará passa por equipamentos como esse. Com criatividade e tecnologia a agricultura já passa a ser diferente para muita gente e pode ser a oportunidade de renda para muitas famílias que vivem da agricultura. Acreditem que vocês podem voar", finalizou o Governador estimulando os alunos da nova Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará.

Prestigiaram a solenidade o presidente da Assembleia, José Albuquerque; a secretária estadual da educação, Izolda Cela; o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino; os deputados estaduais Sérgio Aguiar e Gony Arruda; o deputado federal Vicente Arruda, e o prefeito de Granja Romeu Aldigueri e autoridades da Região.

16.12.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado