100ª Escola Profissional será inaugurada na região do Cariri

100ª Escola Profissional será inaugurada na região do CaririA região do Cariri receberá a 100ª Escola Estadual de Educação Profissional cearense, denominada Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, e que funcionará no município de Crato. O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram a escola que ofertará os cursos de Estética, Informática, Manutenção Automotiva, além de Produção de Áudio e Vídeo. O investimento para construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 10,6 milhões. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal.

A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, sediada em Crato, que passou a contar com quatro unidades. As demais estão localizadas em Araripe, Campos Sales e na sede da Crede. No Cariri, a rede de EEEPs é formada por 13 unidades e beneficia 4.011 jovens de 10 municípios.

Distribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

O objetivo das EEEPs é vincular a educação básica à educação profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. Para isso, são ofertados 51 cursos técnicos em 74 municípios cearenses na Capital e no Interior. Em todo o Estado são 36 mil jovens atendidos e a meta é finalizar 2014 com 140 escolas em funcionamento.

Programação Especial

Para comemorar a inauguração da 100ª EEEP, a Seduc realizará programação especial nos dias 16 e 17 de dezembro. Com o tema “Faço parte dessa história”, funcionários da Seduc – sede, Credes e escolas participam de palestras e oficinas com profissionais renomados como Heloísa Luck, referência nacional na área educacional e Neri Neitzke, pós-graduado em Desenvolvimento de Software para Web e autor de 5.000 videoaulas, falará sobre mercado de trabalho e tecnologia.

Serviço: Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau

Data: 17/12/2013

Endereço: av. Teodorico Teles, s/n – bairro: São Miguel