Governador Cid Gomes realiza feito histórico e inaugura 100ª EEEP

Governador Cid Gomes realiza feito histórico e inaugura 100ª EEEP“Tudo que eu sou hoje eu devo a educação, com os valores que aprendi com minha mãe, que é professora, e com isso pude realizar o sonho de ser prefeito da minha cidade e governador do meu Estado". Com essas palavras o governador Cid Gomes inaugurou na noite dessa terça-feira (17) a 100ª Escola Estadual de Educação Profissional do Ceará  - Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau -, no município do Crato, na Região do Cariri. Na EEEP, os jovens terão oportunidade de, além do currículo tradicional, cursarem Estética, Informática, Manutenção Automotiva, além de Produção de Áudio e Vídeo. O investimento para construção, equipamentos e mobiliário foi de R$ 10,6 milhões. Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal.

O governador Cid Gomes destacou os avanços que a educação do Estado tem tido nos últimos sete anos, principalmente para a população mais pobre. "Esse é o meu sentido de estar na vida pública: ajudar quem mais precisa. Para que isso aconteça, é preciso dedicação e disciplina", disse.

Durante a solenidade, o Governador destacou ainda os resultados do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado em seu governo e que se tornou modelo para o Governo Federal. "Não tenham dúvida que o PAIC já está sendo responsável por uma melhoria significativa na educação das crianças", ressaltou.

A secretária de Educação, Izolda Cela, disse que esse é o maior volume de investimentos em educação. "Além da construção de escolas, esse Governo já realizou três concursos para professor, investiu na sua qualificação e ainda destina investimentos para a área profissionalizante", disse a Secretária. Ela enfatizou também que a intenção do Governo do Estado é inaugurar até o final de 2014, 140 Escolas de Educação Profissional, atendendo 100% da população cearense.

A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, sediada em Crato, que passou a contar com quatro unidades. As demais estão localizadas em Araripe, Campos Sales e na sede da Crede. No Cariri, a rede de EEEPs é formada por 13 unidades e beneficia 4.011 jovens de 10 municípios.

Governador Cid Gomes realiza feito histórico e inaugura 100ª EEEPDistribuída em 5,5 mil metros quadrados, a estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Tem capacidade para atender a 540 estudantes, em tempo integral, das 7 horas às 17 horas. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Participaram da solenidade o vice-governador, Domingos Filho; secretário da Casa Civil Arialdo Pinho; o secretário chefe de gabinete do governador Danilo Serpa; o secretário das Cidades, Carlo Ferrentini; o secretário Executivo de Educação,  Idilvan Alencar; o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque; os deputados estaduais Sineval Roque, Camilo Santana, Mauro Filho e Ely Aguiar, além dos prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Assaré Nova Olinda, Araripe, Farias Brito e Iguatu.

18.12.2013
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado