Seduc avalia currículo de Matemática implantado no Ensino Fundamental 1

O que e como os alunos dos primeiros anos do ensino fundamental devem aprender na disciplina de Matemática sem distanciar-se do brincar tão presente na infância. Essas e outras informações serão apresentadas nesta quinta-feira, dia 13, das 8h às 17h, no Hotel Oásis Atlântico, durante o Seminário Expectativas de Aprendizagem: Proposta Curricular de Matemática do 1º ao 5º ano. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o evento reunirá representantes da educação de todos os municípios cearenses.

A proposta foi implantada em 2013 nas escolas municipais e, agora, passará por um momento de avaliação. A iniciativa está alicerçada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como nos princípios pedagógicos contemplados nos Programas Alfabetização na Idade Certa (Paic) e Aprendizagem na Idade Certa (PAIC + 5). Tem como meta desenvolver ações de cooperação técnica para o fortalecimento da gestão do sistema municipal de ensino, visando à melhoria dos indicadores educacionais da aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano. A iniciativa busca, por exemplo, conectar o aprendizado da Matemática às situações vivenciadas pelas crianças nesta etapa da vida, com o objetivo de que meninos e meninas sejam bem sucedidos.

Conforme Lucidalva Bacelar, coordenadora de Cooperação com os Municípios da Seduc, o evento vai apresentar o histórico do processo de elaboração, organização, características e as expectativas de aprendizagem da Proposta Curricular. “Essa proposta foi construída de forma participativa, fruto da dedicação, empenho e amplas reflexões realizadas por consultores, técnicos e professores das redes municipal e estadual, vinculados ao Paic, durante os anos de 2011 e 2012” - explica a gestora.

Serviço:
Local: Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira-Mar, 2500 - Meireles)
Data: 13/03/2014 ( quinta–feira) - Hora: 8h às 17h

8h às 12h
Palestra: Histórico do processo de elaboração, Organização e Características da Proposta de Matemática do 1º ao 5º ano do Estado do Ceará.
Maria Wanda de Castro Alves - (Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG)
Fabiana Esméria Castro Ubriaco ( UFMG/ Analista de Pesquisa do CAEd)

13h30 às 17 horas
Momento UNDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação / CE