Seduc divulga orientações da 4ª Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual

- ORIENTAÇÕES -

IV Mostra da Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino
III Mostra Regional da Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino

1. INTRODUÇÃO As políticas de educação ambiental são concebidas como “processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.1 Dessa concepção, decorrem os programas, projetos e ações que buscam implementar as mencionadas políticas com especial ênfase nos sistemas de ensino, onde as escolas cumprem um papel fundamental na formação e educação do ser humano nas diferentes fases de sua vida. Com o objetivo de desenvolver programas educativos que concorram para melhorar a divulgação e compreensão dos projetos ambientais desenvolvidos pelas escolas estaduais, a SEDUC iniciou em 2011 a I Mostra da Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino. Em 2012, a II Mostra incluiu 08 Mostras Regionais precedendo à Mostra Estadual. Em 2013, o evento contou com a adesão de 18 Mostras Regionais. A III Mostra seguiu a mesma proposta da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tendo como foco temático: Fogo, Terra, Água e Ar, dentro da perspectiva da construção de escolas como Espaços Educadores Sustentáveis2. Este ano, na IV Mostra da Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino o tema gerador continuará sendo o estímulo à construção de escolas como Espaços Educadores Sustentáveis, que integra três eixos: proposta curricular, gestão democrática e espaços físicos (BRASIL, 2012a).

As Mostras Ambientais alusivas às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) constituem importantes mecanismos para a reflexão da comunidade escolar e local acerca dos problemas ambientais em âmbito global, nacional, regional, estadual, municipal ou escolar, com o objetivo de despertar nos envolvidos, participantes ativos, o interesse pela solução destes problemas.
Esta versão da Mostra incluirá também a participação de escolas de Ações Afirmativas (Indígenas, Quilombolas e de Assentamentos Rurais) desde que vinculadas à rede estadual.

A realização deste trabalho conta com apoio de diversos parceiros locais, regionais, estaduais e nacionais, como: CONPAM, Coletivos Jovens de Meio Ambiente, Comissões A3P da SEDUC/CREDE e Editoras, traduzindo o compromisso político e educacional com o presente e o futuro da vida no Planeta.

Confira aqui orientações na íntegra

Mais informações:
CODEA/DIversidade/Educação Ambiental