Prorrogadas até o dia 30 de maio as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro

Parlamento Jovem BrasileiroEstão abertas as inscrições para a 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

O programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo, com isso, o trabalho de um parlamentar federal. Para participar, o estudante precisa elaborar um projeto de lei propondo mudanças para melhorar a realidade do País. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional.

Essa experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e cidadania.

Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

O programa é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 a 22 anos. O interessado tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Inscrições
As inscrições estão abertas até 30 de maio. Os interessados em participar do programa devem entregar a ficha de inscrição na sua escola, juntamente com o projeto de lei elaborado, a cópia da identidade, a declaração de matrícula no ensino médio/técnico e, em caso de menor de idade, o termo de autorização dos pais ou responsáveis. Esses documentos serão encaminhados aos coordenadores estaduais do Parlamento Jovem nas secretarias de Educação dos estados, responsáveis pela primeira etapa da seleção para o programa.

O evento será realizado na semana de 21 a 26 de setembro de 2014 nos plenários da Câmara.

Em 2013, na décima edição do Parlamento Jovem Brasileiro, o recorde de inscrições do programa foi superado, chegando a 1.631 projetos de lei encaminhados por estudantes de todo o País.

O programa mantem canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro . Conheça e curta a página!

Confira:

Diretrizes do PJB 2014

Ficha de Inscrição

Manual de Procedimentos

Mais informações:

Coordenadora Estadual do Programa: Myrvia Muniz- (85) 9944.5980/ 9212.9266/ 8801.8987

SEDUC - Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico
Tel: (85) 3101.3973