Encerram dia 22 as Inscrições para I Olimpíada Cearense de Robótica das Escolas Públicas do Ceará

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos de robótica nas escolas públicas do Estado do Ceará, através de um espaço que possibilite a execução a construção de protótipos e a difusão de software, a Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), abre as inscrições para a I Olimpíada Cearense de Robótica das Escolas Públicas (OCREP) – Etapa Sobralense - CREDE 6.

Para participar, os interessados têm até o dia 22 de abril de 2014 para realizar suas inscrições exclusivamente por meio de preenchimento de formulário online, disponibilizado no site www.virtual.ufc.br.

A Olimpíada ocorrerá em duas etapas, realizadas nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Educação à Distância do Ceará, e será direcionada aos alunos e professores da Rede Pública de Ensino. Por meio de competição, a atividade promoverá a troca de experiências científicas e tecnológicas, trazendo para o aluno de escola pública a oportunidade de fazer ciência na prática.

Além de participar da Olimpíada, os interessados irão realizar um Curso de Formação em Robótica, de 120h/a, constituído de encontros presenciais e aula no ambiente virtual SOLAR 2.0 (Sistema On-Line de Ensino - http://apolo11.virtual.ufc.br) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Esta é uma ação realizada pelo Instituto UFC Virtual (UFC) em parceria com a Secretaria da Educação, através do Centro de Educação à Distância do Ceará (CED).

:: Sobre a I Olimpíada Etapa Sobralense

. O evento será realizado nas dependências do Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), localizado na Rua Iolanda Barreto, S/N, Centro - Sobral, CE.

. No papel de Centro de Excelência e de Referência no Ensino à Distância para a melhoria da qualidade da educação pública no Ceará, o CED colocará à disposição por meio da comissão organizadora do evento toda a infraestrutura de software e hardware para que as equipes possam desempenhar com sucesso as atividades propostas na competição;

. O evento ocorrerá em duas etapas nos dias 5 e 6 de junho de 2014 e deverá seguir o modelo e regras citadas descritas no Manual do Competidor disponível através do site www.virtual.ufc.br

. ALIMENTAÇÃO: Toda a alimentação do evento é de responsabilidade de cada participante. Há diversas opções de restaurantes, cafeterias e lanchonetes nas proximidades ao local em que irá ocorrer o evento.

. PASSAGEM E TRANSLADO: Ressaltamos, também, que todas as despesas com hospedagem e translado são de responsabilidade de cada participante.

. CERTIFICAÇÃO: Os certificados do evento serão emitidos pela Pro – Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sobre o CED:

. O CED é um centro de referência e excelência na formação de professores e estudantes da rede pública do Estado do Ceará com ênfase no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação e no desenvolvimento de sistemas e mídias digitais com foco na melhoria da qualidade da educação pública por meio da modalidade de ensino semipresencial e da educação a distância (EaD).

O centro promove ainda a realização de cursos de extensão, aperfeiçoamento, pós-graduação e escolas de altos estudos (pós-graduação) na formação de professores, estudantes, técnicos e gestores da educação básica pública, além de eventos na forma de congressos, mostras, simpósios, encontros, workshops, palestras ou conferências na área de educação, ciência e tecnologia com ênfase na educação básica.

Conheça ainda:

- Facebook do CED/SEDUC - www.facebook.com/cedceara
- Twitter do CED/SEDUC - https://twitter.com/cedceara
- Flickr do CED/SECADU - https://www.flickr.com/photos/cedceara/sets

:: Sobre o I Curso Semipresencial de Robótica para a Formação de Professores e Estudantes das Escolas Públicas do Ceará

O curso de formação contará com a carga horária de 120 horas/aula distribuídos da seguinte forma: 24 horas/aula de atividades presenciais e 96 horas/aula de atividades virtuais através do ambiente SOLAR 2.0 (Sistema On-Line de Ensino - http://apolo11.virtual.ufc.br) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Uma vez selecionados, todos os participantes das equipes deverão obrigatoriamente concluir o curso de formação destinado apresentar os conceitos fundamentais de robótica. Este curso proporcionará uma introdução à ferramenta a ser utilizada na competição, bem como familiarizar-se com as regras do torneio.

:: Incrições

Mais informações: