20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Ceará lança Campanha Quem Ama Abraça Fazendo Escola

 Ceará lança Campanha Quem Ama Abraça Fazendo Escola A campanha Quem Ama Abraça Fazendo Escola será lançada no Ceará, na próxima quarta-feira, dia 04, às 15h30, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace),  no Auditório Frederico Gomes. A ação visa fortalecer a escola, como campo privilegiado para a reflexão e a superação das diferentes formas de violência contra a mulher. O lançamento contará com as presenças do secretário Maurício Holanda, da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Mônica Barroso, e da coordenadora da Campanha, Schuma Schumaher.

A iniciativa é produzida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e do Instituto Magna Mater (IMM), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal e Instituto Avon e apoio da Fundação Ford.  No Ceará, conta com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, e a Assembleia Legislativa. Este ano, a mesma campanha acontecerá em todos os Estados e no Distrito Federal. As escolas irão receber manual com informações para educadores e educadoras, gibi para os alunos, cartazes, e DVD com os clipes musicais, com  cantoras e cantores brasileiros e estrelas mirins da música, que doaram suas vozes para a campanha.

Embora sejam responsáveis por 40% dos lares brasileiros e constituam 52% da população, as mulheres são vítimas frequentes de violência doméstica. Uma pesquisa recente, coordenada pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, mostra que a taxa de homicídio no Brasil ficou em torno de 4,4 vítimas para cada 100 mil mulheres. 69% das vítimas femininas atendidas pelo SUS sofreram o ataque em suas próprias casas.

As crianças e os jovens que vivenciam essas experiências no seu dia a dia tornam-se vítimas dessa situação. Conforme especialistas, meninos e meninas podem sofrer sequelas físicas e psicológicas semelhantes às da própria pessoa agredida, desde ansiedade e depressão até dificuldades de aprendizagem, por exemplo. Esse cenário  também pode reproduzir e promover a cultura da violência.

Quem Ama Abraça Fazendo Escola pretende ainda incentivar a escola e outros espaços de educação na coordenação e execução de uma ação articuladora e aglutinadora dos diversos canais sociais, públicos ou não, para a soma de práticas concretas de denúncia e enfrentamento da questão. A campanha vai ao encontro de um movimento denominado Programa Geração da Paz, executado pela Seduc em parceria com a Unesco, e desenvolvido pela Rede Estadual de Ensino para a transformação de suas relações com as escolas e comunidades onde estão inseridas, a fim de contribuírem na construção de uma ambiência promotora de bem estar, felicidade e paz.  

 

 

02.06.2014
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Agosto 2017
D S T Q Q S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados