“O Ceará é o estado que mais construiu escolas técnicas”, diz ministro

A fala do ministro da Educação, Henrique Paim, aconteceu durante a inauguração da EEEP, em Maranguape. Ele afirmou ainda que o Ceará é referência na área.

O município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), recebeu nesta quinta-feira (11), um novo prédio de Escola de Educação Profissional (EEEP). Na presença do Ministro da Educação, Henrique Paim, o governador Cid Gomes inaugurou a escola Salaberga Torquato Gomes de Matos e agradeceu a parceria com o Governo Federal no projeto de construção das escolas profissionalizantes. “E essa inauguração não se trata somente de uma boa estrutura física. Existe toda uma articulação com os jovens que aqui estudam para que entendam o seu papel no crescimento do Estado”, explicou.

A nova unidade de ensino tem capacidade para atender até 540 alunos, em tempo integral, período em que os estudantes fazem o Ensino Médio e se preparam para o mundo do trabalho. Os estudantes poderão optar por um dos quatro cursos técnicos ofertados: Edificações, Enfermagem, Informática e Meio Ambiente. Para o ministro, é uma grande satisfação inaugurar uma obra como essa. “O Ceará é o estado que mais construiu escolas técnicas no Brasil, e Cid Gomes é uma referência no Brasil como gestor na área da Educação. Costumo dizer que o MEC deixou de significar Ministério da Educação para significar Ministério da Educação do Ceará”. E completou: “Esse projeto de construir mais de 100 escolas profissionalizantes é um projeto ousado, que só poderia vir de um governo voltado para o crescimento da educação”.

Além de estrutura completa, com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios específicos, bibliotecas especializadas, ginásio esportivo e um teatro de arena. As escolas profissionalizantes possuem um projeto educacional adequado, garantindo o futuro da juventude através da profissão.

Durante a solenidade, o prefeito de Maranguape, Átila Câmara, lembrou de uma visita do governador Cid Gomes à Maranguape, em 2008: “Na ocasião, ele disse que queria mesmo era inaugurar uma escola, porque era o melhor projeto de combate à violência. E hoje ele está realizando esse sonho para todos nós, maranguapenses”.

Lembrando todos os projetos já construídos ou em construção no município, por meio do Governo do Estado, a Câmara de Vereadores de Maranguape concedeu o título de cidadão maranguapense ao governador Cid Gomes. “Eu devo muito à Maranguape, sempre fui muito bem recebido aqui. Por isso, fico muito feliz e orgulhoso, de ter recebido esse título, principalmente na inauguração dessa escola”, comemorou.

Foram investidos R$ 10,2 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. As Escolas de Educação Profissional trabalham com modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Além disso, recebem livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação. Nessa modalidade de ensino, o aluno tem acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado durante o terceiro ano. As Escolas de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008. No momento, as 108 EEEPs reúnem mais de 40 mil alunos.

Estiveram presentes na solenidade a ex-secretária da Educação, Izolda Cela, o secretário adjunto da Educação Idilvan Alencar, o deputado federal Raimundo Matos, o deputado estadual Lucílvio Girão e demais autoridades.

13.11.2014
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará