500 inscritos participarão do III Encontro de Aprendizagem Cooperativa da SEDUC

Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Programa de Aprendizagem em Células Estudantis (PRECE), a SEDUC realiza o III Encontro de Aprendizagem Cooperativa – Compartilhando experiências de protagonismo, cooperação e solidariedade (III ECAC). O evento acontece no Hotel Praia Centro, em Fortaleza, dias 08, 09 e 10 de dezembro, com programação pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

Gestores, professores e estudantes, do ensino superior e da educação básica, compartilharão suas experiências com a Aprendizagem Cooperativa. Durante os três dias, palestras e mesas redondas abordarão o desafio de construir um método pedagógico cultivador da cooperação coletiva e da autonomia individual. Os participantes, também, se reunirão em grupos de discussão, nos quais suas vivências com a metodologia serão apresentadas e discutidas.

Um total de 210 relatos de experiências foram aceitos, dentre os enviados por estudantes, de ensino médio e universitários, e professores.  “A quantidade de relatos enviados surpreendeu, nós atribuímos isso ao trabalho de formação feito com os professores, que enviaram os seus relatos e incentivaram o envio de relatos dos estudantes”, conta Adriana Batista, formadora de facilitadores em Aprendizagem Cooperativa, que enfatiza a importância dos gestores das CREDES e dos professores para a adesão ao evento.

Destinado ao público cearense, que trabalha com Aprendizagem Cooperativa, o evento tem estimativa de receber 500 pessoas, mas não só cearenses. Adriana, explica que “além do público cearense, também haverá a participação de estudantes e professores que trabalham com a Aprendizagem Cooperativa, em outros estados, e nos procuraram para participar”. São dez trabalhos aceitos da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) e um trabalho de um professor do Paraná. Em 2013, a universidade mato-grossense iniciou o Programa de Formação em Células Cooperativas (FOCCO), semelhante ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células de Estudo (PACCE), desenvolvido pela UFC. “Ano passado, foi um grupo, daqui, ao Mato Grosso, realizar uma formação com os bolsistas do FOCCO; esse foi o nosso primeiro contato mais direto com essa galera de fora [do Ceará]”, nos explica Adriana.

“O objetivo é a troca de experiências, é aprender com os desafios que aparecem nas diferentes vivências”, finaliza Adriana, para quem o evento tem a missão de articular uma Rede de Aprendizagem Cooperativa. No Ceará, mais de 11 mil estudantes das escolas estaduais participaram dos projetos em Aprendizagem Cooperativa desenvolvidos pela SEDUC, desde 2012.

Serviço:
III ECAC - Compartilhando experiências de protagonismo, cooperação e solidariedade
8, 9 e 10 de dezembro, no Hotel Praia Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Mais informações:
Comissão Organizadora: (085) 86031177
Assessora de Imprensa – Larissa Cavalcante: (085) 88043604/ 97951609
Site: http://ecaprendizagemcooperativa.blogspot.com.br/p/principal.html

A programação completa será divulgada em breve, no site

03.12.2014
Assessoria de Comunicação da SEDUC