20/05/2008, Quarta-feira
Governo do Ceará
Acesso a Informação

Telefones úteis

Rede Social

  • EducacaoCeara
  • seducceara
  • seducceara
  • Instagram da SEDUC
  • Flickr da SEDUC
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto

Encontro Estadual debaterá sobre Educação do Campo, Indígena e Quilombola

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza de 8 e 9 de dezembro, no Hotel Oásis,  o II Encontro Estadual da Educação do Campo, Indígena e Quilombola. O evento promoverá uma ampla discussão sobre políticas, culturas, identidades e gestão pedagógica para essas áreas, em diálogo com os movimentos sociais, instituições governamentais e não governamentais. Estarão presentes a vice-governadora eleita do Ceará, Izolda Cela, o secretário da Educação, Maurício Holanda, a secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi)/MEC, Macaé Evaristo, e o analista pericial em Antropologia, do Ministério Público Federal (MPF), Marco Paulo Schettino. 
 
No primeiro dia, às 9 horas, a palestra de abertura será da secretária da Educação da Paraíba, Márcia de Figueirêdo Lucena Lira, sobre "A Educação do Campo, Indígena e Quilombola no PNE: subsídios para uma política estadual e municipal". Em seguida,  Izolda Cela, coordenará a mesa de debates sobre o tema. Integram ainda a programação, Oficinas de Dança Afro Indígena, Brinquedos Populares, Literatura e Cultura e Religiosidade, ministradas, respectivamente, pelo Grupo Oré Anacã, por Geórgia Zaranza, Kelsen Bravos e George de Iemanjá. 
 
Durante os dois dias, o evento reunirá 300 pessoas entre educadores e profissionais das 63 escolas do campo da rede pública estadual, secretários ou técnicos das 183 secretarias municipais de educação, representantes de entidades, movimentos sociais do campo, quilombola e indígena, e instituições relacionadas às referidas áreas. O II Encontro Estadual da Educação do Campo, Indígena e Quilombola é coordenado pela área de Diversidade e Inclusão Educacional, da Seduc, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)/Ceará. 


Serviço:  II Encontro Estadual da Educação do Campo, Indígena e Quilombola

Data:  8 e 9 de dezembro de 2014
Horário: 1º dia,- das 9 às 19h30, e no 2º dia, das 8 às 18h30
Endereço: Hotel Oásis, na Avenida Beira Mar, 2500, Meireles, em Fortaleza.
 
 Veja a Programação do Encontro

1° dia – 08/12/2014
Manhã
Palestra: "A Educação do Campo, Indígena e Quilombola no PNE: subsídios para uma política estadual e municipal" – Profa. Ms. Márcia de Figueirêdo Lucena Lira – Secretária de Educação da Paraíba; 
 
Coordenação da mesa de debates: Izolda Cela


Tarde
Mesas Redondas:
Diversidade, direitos humanos e sustentabilidade socioambiental – Marco Paulo Schettino (PGR), Profª. Dra. Maria Zelma de Araújo Madeira (UECE) e Teresinha Pereira de Sillva (Movimento Indígena).
 
Coordenação da mesa: Profª. Nájila Cabral (IFCE) 


Currículo, Cultura e Identidade – Profa. Dra. Lívia Borges (FE/UnB); Profa. Dra. Ana Maria Iório Dias (UECE); e Babá Cleudo Pinheiro (TI oxum).


Coordenação da mesa: Leno Farias (Movimento dos Terreiros).


Oficinas:
01 – Dança Afro-Indígena – Grupo Oré Anacã ;
02 – Brinquedos Populares – Geórgia Zaranza;
03 – Literatura – Kelsen Bravos;
04 – Cultura e Religiosidade – George de Iemanjá. 


2° dia – 09/12/2014
 
Manhã
Intercâmbio de ideias – "Diretrizes do PNE: como garantir políticas que assegurem direitos e respeito às peculiaridades das populações do campo, das comunidades indígenas e quilombolas?" Estratégia: Café Mundial – Flávio Mesquita
 
Tarde
Mesa Redonda – Políticas e desafios de uma Gestão Compartilhada: Sistema de Ensino e Movimentos Sociais – Macaé Evaristo (Secretária da SECADI) e Maurício Holanda Maia (Secretário de Educação do Estado); Lindalva Pereira do Carmo (Secretária de Educação de Maranguape); Paulo Roberto de Sousa Silva (Setor de Educação do MST); Ricardo Weibe Nascimento Costa (Movimento Indígena); e José Renato Ferreira (CEQUIRCE).  


Coordenação da mesa: Lucidalva Bacelar


 
Socialização dos Movimentos Sociais – O olhar, os sentimentos e a voz dos movimentos sociais


05.12.2014
Assessoria de Comunicação da Seduc
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Calendário

Setembro 2017
D S T Q Q S S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

SEDUC - Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325

Ver localização no mapa © 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados