VIII Feira Estadual de Ciência e Cultura reunirá trabalhos de alunos de escolas públicas

Acessibilidade e Robótica, Biodigestores produzindo biogás para fins didáticos e Um passeio pela música cearense estão entre os 138 projetos que alunos da rede pública cearense irão expor a partir desta quinta-feira, dia 18, até a sexta-feira, dia 19, das 8 às 17 horas, durante a VIII Feira Estadual de Ciência e Cultura. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o evento objetiva estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes. Participam 535 alunos e professores. O evento acontece no Hotel Oásis Atlântico, na Avenida Beira Mar, 2500 – Meireles.

Conforme Rejane Hélvia Ribeiro, coordenadora de aperfeiçoamento pedagógico da Seduc, a feira é a culminância de um processo educacional que se inicia na escola. "E em 2014, o diferencial é a inclusão da etapa municipal para todas as redes municipais e, portanto, o acréscimo da categoria ensino fundamental" - explica. A iniciativa é organizada em parceira com a Seara da Ciência, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC) e reúne representantes de todas as escolas das Redes Estadual e Municipais. Os trabalhos foram inscritos em seis categorias: Linguagens; Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Humanas; Ciências Ambientais; Robótica Educacional e Iniciação Científica - Ensino Fundamental.

Para os projetos chegarem até a VIII Feira Estadual de Ciência e Cultura, percorreram o itinerário das feiras escolares, municipais e regionais. No Interior, cada Crede, em parceria com as Secretarias de Educação de sua região, selecionou seis trabalhos, um para cada categoria. Na Capital, a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) classificaram 18 trabalhos, sendo três em cada categoria. A seleção e as inscrições seguiram os critérios, determinados em Edital que teve ampla divulgação.

Apresentação dos Projetos

Os projetos das categorias Linguagens; Ciências da Natureza e Matemáticas; Ciências Humanas; Ciências Ambientais serão apresentados na forma de um banner e de um Caderno de Campo/Pesquisa, podendo ser expostos esquemas, equipamentos, fotos ou protótipos que ilustrem e/ou estejam relacionados ao objeto da pesquisa. Já na categoria Robótica Educacional e Iniciação Científica – Ensino Fundamental, além do banner e do caderno de campo/pesquisa, os alunos utilizarão um computador e/ou um kit de robótica.

O trabalho que alcançar a maior pontuação, dentre todos os selecionados da VIII Feira Estadual de Ciências e Cultura, será considerado campeão geral e receberá um troféu diferenciado. Além disso, serão classificados e premiados os projetos que atingirem as maiores pontuações, em cada categoria, e de acordo com a sua pontuação, em primeiro, segundo e terceiro lugares. Os integrantes dos projetos receberão certificados confeccionados pela Seduc. Os melhores de cada categoria também irão receber credenciamento para feiras nacionais e internacionais, além de tablets.

Mostra de Vídeo de Curta Metragem

Durante a Feira, haverá ainda a II Mostra de Vídeo de Curta Metragem - Práticas de Ensino em História e Cultura Afro Indígena Cearense. A mostra serve como instrumento de socialização das atividades curriculares, desenvolvidas ao longo da formação nas escolas, tendo o caráter da prática e da pesquisa como princípio da ação pedagógica. A formação é direcionada a professores da rede estadual.

Parceria com a Secitece

Esse ano, a partir de uma parceria entre Seduc e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), no mesmo espaço da Feira, acontecerá a Exposição "Ceará Faz Ciência", promovida pela Secitece.

17.12.2014

Agosto 2017