Programa Bolsa Família

29 de outubro de 2008 - 14:12

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades que se constituem em compromissos nas áreas da Educação, da Saúde e Assistência Social, assumidos pelas famílias e que precisam ser cumpridos para que elas continuem a receber o benefício. Na área da Educação, o aluno deverá ter uma frequência escolar mínima de 85% para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos e mínima de 75% para adolescentes entre 16 e 17 anos.

O acompanhamento da frequência escolar é constitucionalmente atribuído ao poder público (CF. Art. 24, VI,  da LDB;  e Art. 56, do  ECA). Para que seja assegurado o cumprimento dessa condicionalidade  pelas famílias é necessária  a  ação e mobilização de recursos da rede de instituições públicas nos níveis federal, estadual e municipal. A informação da frequência escolar dos alunos inscritos no Programa Bolsa Família é de responsabilidade dos dirigentes escolares.

A permanência da criança e do jovem na escola constitui forte fator de possibilidade do  rompimento do ciclo intergeracional da pobreza e contribui para combater a evasão escolar e para   reforçar a garantia do acesso ao direito básico de permanência na escola.

 

Zelar por isso é uma responsabilidade de todos que entendem a Educação como compromisso!

 

Percentual de frequência informada do Programa Bolsa Familia -2009

 

BFA – Médias de frequencia por município/Crede

BFA – Médias de frequencia por macro

BFA – Médias de frequencia por município

BVJ – Médias de frequencia por município/Crede

BVJ – Médias de frequencia por macro

BVJ – Médias de frequencia por município