Professores participam do I Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes

11 de novembro de 2008 - 03:00

Começa amanhã, dia 12, a partir das 9 horas, e prossegue até sexta-feira, dia 14, no auditório do Hotel Beira-Mar, o I Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes. A iniciativa visa proporcionar a difusão e a produção científica de trabalhos de professores efetivos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), cujos resultados sejam positivos e contribuam para a melhoria do sistema educacional.

A abertura do evento, promovido pela Seduc, terá a presença do secretário adjunto da Educação, Maurício Holanda. A programação inclui ainda a apresentação do grupo Verso de Boca, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com poesias africanas escritas em Língua Portuguesa.

Ao longo dos três dias, serão apresentados 30 trabalhos, entre dissertações de mestrado e teses de doutorado, selecionados dentre 48 artigos inscritos, a partir de um edital. As apresentações estão divididas em quatro eixos temáticos: Ensinos; Avaliação Educacional; Educação, Currículo e Ensino; e Gestão. Os participantes estão lotados na sede da Secretaria, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Escolas Estaduais. O evento é aberto ao público.

A Seduc garantirá a participação de 150 profissionais da rede pública que terão hospedagem e alimentação. Desse total, 100 participantes são provenientes das Crede e 50 de Fortaleza. Cada Crede estará enviando cinco pessoas, sendo três professores, um superintendente e um coordenador pedagógico.

Durante o Colóquio, os trabalhos passarão por uma nova avaliação, feita por três doutores da área da Educação. A partir dessa avaliação, serão escolhidos dois trabalhos (tese ou dissertação) para publicação na íntegra em formato de livro. Será um livro na área de reflexões, relativo a uma pesquisa teórica, e outro na área de experiências, com enfoque na pesquisa de cunho prático. Além disso, os 30 artigos apresentados serão publicados em uma coletânea.

O I Colóquio Abrindo Trilhas para os Saberes integra o Projeto Professor AprenDiz, uma ação da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave), através da Célula de Estudos e Pesquisas (Cepes). Com a iniciativa, a Seduc quer valorizar os profissionais da educação, incentivar a continuidade da formação científica, bem como promover a educação básica com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Fonte: SEDUC – ASSECOM