Escolas mostram experiências na II Feira Estadual de Ciências e Cultura

12 de novembro de 2008 - 03:00

Incentivar o ensino e a prática científica no espaço escolar. Este é um dos objetivos da II Feira Estadual de Ciências e Cultura que ocorrerá entre os dias 13 e 15 de novembro. O evento é uma realização da Secretaria da Educação(Seduc), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola (Cdesc), e ocorrerá na Vila Olímpica de Messejana, no Liceu do mesmo bairro (av. Washington Soares, 8130). A solenidade de abertura será nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 14 horas. A mostra envolverá projetos de estudantes das escolas da rede estadual que ofertam a Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental(do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

Após a abertura, haverá palestra na área de Ciências Humanas, com a professora Maria Meirice Pereira de Sousa, da FAC (Faculdades Cearenses). Os estandes permanecerão abertos para visitação pública até as 17 horas. Na sexta-feira, dia 14, o público terá acesso aos estandes de 8 às 11h30min, e de 14 às 17 horas. Nesse dia, ocorrerão duas palestras. A primeira, às 9h30min, será na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, com o professor Saulo Robério Rodrigues Maia, da Faculdade Christus. Já a segunda, às 15h50min, abrangerá a área de Linguagens e Códigos, com o professor Leonardo de Araújo e Mota, também da FAC. No sábado, dia 15, os estandes estarão abertos para visitação de 8 às 11 horas, e a solenidade de premiação ocorrerá de 11h30min às 12h30min.

Ao todo, 104 trabalhos serão expostos. Fortaleza participará com 24 trabalhos enquanto os demais são provenientes do interior. Cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) enviará quatro trabalhos, sendo cada um deles de uma área distinta: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências Ambientais.

A II Feira Estadual de Ciências e Cultura tem como objetivo estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do ensino fundamental e médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global, promovendo o intercâmbio cultural e cientifico entre os participantes do evento e estimulando o interesse pelo o estudo das ciências.

Fonte: SEDUC – ASSECOM